Os ODS fazem parte da “Agenda 2030”, um pacto global assinado durante a Cúpula das Nações Unidas em 2015 pelos Países membros. Trata-se de 17 objetivos desenvolvidos para promover o crescimento sustentável do mundo até 2030.
O objetivo trabalhado na escola pelas professoras das turmas de Educação Infantil I Célia Condas, Mariane Guimarães e Clomir Oliveira, desenvolvedoras do projeto “Cultive a Paz”, é o ODS16 – Paz, justiça e intuições eficazes.
O projeto também foi estendido para as crianças de outras turmas. “Eu acredito muito nessa paz, que é cultivada desde a infância. As crianças, quando perguntamos o que é a paz, respondem com a linguagem deles. (Aí) já dá para perceber que estamos atingindo todos eles”, comentou Célia.
A caminhada ocorreu ao redor do quarteirão onde fica a escola e contou com a participação dos alunos, familiares, professores e funcionários. As crianças carregavam bandeirinhas brancas e alguns cartazes, além de faixas ao redor da cabeça, com objetivo de promover a paz.
O Secretário da Educação, Pablo de Almeida, também estava presente e abriu o evento. Pablo falou aos familiares dos alunos, sobre os atos de violência ocorridos dentro de escolas recentemente no Brasil e a necessidade da boa relação de pais e filhos para que uma cultura de paz seja construída e situações similares não voltem a ocorrer.
“A tarde de hoje é para nós contemplarmos justamente isso, essa cultura de paz. E o convite que eu faço a vocês é para começarmos a construir essa cultura de paz dentro das nossas casas, no nosso ambiente”, ressaltou.