O calçadão da Rua XV de Novembro será revitalizado no início de 2022. Para isso, o Centro de Planejamento Urbano e Habitacional de Guarapuava (CEPLUHG) já iniciou os levantamentos planialtimétricos, de ortofoto, mobiliário urbano, rede elétrica e de telecom inovadoras, pavimentação diferenciada, definições de greide, afastamentos e gabaritos.
“Queremos adequar esse espaço trazendo mais conforto e praticidade à população que circula diariamente na região. A cidade cresceu e, com isso, surgiram novas necessidades de intervenção, com ações de planejamento e restruturação, pensando também no futuro”, explicou o prefeito Celso Góes.
O projeto deve ser elaborado levando em conta a participação dos comerciantes e moradores, além de referências técnicas de outras cidades que têm estruturas semelhantes. Dentro desta dinâmica, o secretário de Planejamento e Urbanismo, Paulo Dirceu Rosa de Souza, junto com o arquiteto Luiz Marcelo Sanchez e o Engenheiro Fabiano Silva, realizaram uma vista técnica em dois municípios de Santa Catarina.
Em Concórdia, na quarta-feira (27), o prefeito da cidade, Rogério Pacheco, mostrou um local revitalizado considerado atrativo e funcional.
“Nós discutimos a elaboração do projeto e as fases de implantação. Tivemos a oportunidade de, ao lado do prefeito e dos secretários, obter a opinião dos empresários e dos usuários. Verificamos a qualidade dos materiais utilizados e os processos construtivos empregados”, relatou Paulo Dirceu.
Já na quinta-feira (28) pela manhã, a visita técnica ocorreu no Município de Lages, com recepção feita pelo prefeito Antônio Ceron. Logo após o encontro, a equipe conheceu duas novas praças, o calçadão do Centro, duas ruas comerciais totalmente revitalizadas e o mercado municipal que será inaugurado nos próximos dias.
Antes de finalizar a agenda, foi feita uma reunião no Centro de Planejamento de Lages com o secretário de Planejamento, João Duarte, na qual foi apresentado o projeto do calçadão, originalmente concebido na Espanha por um grupo de arquitetos amigos do então Governador de Santa Catarina e ex-prefeito de Lages, Raimundo Colombo.
“Discutimos as intervenções realizadas e o modo como se deram as implantações. Na bagagem, trouxemos muito conhecimento, alguns dos quais, poderão ser utilizados em nossos projetos. Seguimos em frente com o prefeito Celso Góes com estudos, projetos e alternativas inovadores para a concepção de uma Guarapuava cada vez melhor”, finalizou Paulo Dirceu.