O Ministério do Turismo (MTur) selecionou o distrito de Entre Rios, em Guarapuava, como um dos cinco destinos turísticos rurais brasileiros que representarão o Brasil no concurso internacional “Melhores Vilas Turísticas” (Best Tourism Villages). A iniciativa é realizada pela Organização Mundial do Turismo (OMT) para promover as maiores vilas rurais do mundo.
“Recebemos a notícia da indicação do nosso município ao concurso com grande alegria. Sabemos da importância do distrito de Entre Rios para o desenvolvimento local e nacional. Essa é mais uma conquista para Guarapuava. Estamos trilhando um caminho de desenvolvimento em todas as áreas e acreditamos que o nosso turismo também é a força motriz para tudo isso”, salientou o prefeito de Guarapuava, Celso Góes.
Com a seleção em nível nacional, o município de Guarapuava, reforça o seu potencial turístico por meio de belezas naturais, características históricas e culturais, além de sua produção agrícola. A cidade se destaca como o maior produtor de cevada produzida no Brasil por ano, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Atualmente, o município já detém o título de Capital Paranaense da Cevada e do Malte, de acordo com a Lei Estadual n° 19124/2017 e busca por meio de um Projeto de Lei na Câmara dos Deputados o título de “Capital Nacional da Cevada e do Malte”. Um perfil de desenvolvimento agrícola e econômico iniciado pelos primeiros imigrantes suábios que chegaram em Guarapuava e se instalaram no distrito.
“Essa visibilidade nacional do distrito de Entre Rios é muito importante. Estarmos entre as 5 melhores Vilas Turísticas do país é um reconhecimento do trabalho desenvolvido. Agora, concorrer a um título internacional só nos mostra o grande potencial turístico que temos”, enfatizou a secretária de Turismo e Eventos de Guarapuava, Katriane Mila.
Além do distrito de Guarapuava, as regiões indicadas são: Tuiuti (SP), Vila Dona Francisca (SC), Lomba Grande (RS) e Caraguatatuba (SP). O resultado da seleção será divulgado em outubro, na Assembleia Geral da OMT. A organização selecionará apenas dois representantes para concorrer à premiação.
“O reconhecimento internacional conferido pela OMT é um grande incentivo para continuarmos investindo em infraestrutura turística, na preservação do meio ambiente, e na capacitação de nossos profissionais, a fim de aprimorar ainda mais a experiência dos visitantes e fortalecer a competitividade de nossas vilas no mercado global”, destacou a ministra do Turismo, Daniela Carneiro.
Entre Rios – Localizada a 14km da cidade de Guarapuava, capital da cevada e do malte no Entre Rios é composto por cinco colônias: Jordãozinho, Samambaia, Vitória, Socorro e Cachoeira. A localidade possui inúmeras opções para degustar cervejas premiadas e a culinária típica, como as famosas tortas alemãs.
Em 1951, a região foi colonizada pelos Suábios do Danúbio, refugiados de guerra de origem eslavo-alemã, que mantêm até hoje suas tradições, cultura, gastronomia, arquitetura e a produção de cervejas artesanais.
Atualmente, Guarapuava é responsável por 30% da produção de grãos de cevada de todo país. Isso significa que em cada 4 cervejas produzidas no Brasil, 3 delas contém a matéria prima produzida em Entre Rios.
O distrito conta, ainda, com vários atrativos de grande beleza cênica, como campos verdes, cachoeiras e rios ideais para a prática de esportes de aventura como rapel e trekking, além de serem propícios para pesca esportiva.