Energisa: Telemetria permite monitoramento e ajuda a evitar acidentes

Frota da empresa percorreu o equivalente a 226 voltas ao redor da Terra, mostrando que o trajeto dos colaboradores precisa ser seguro

Na Energisa Sul-Sudeste, o principal valor é a vida e cuidar da nossa equipe é um compromisso que se estende à população. Para ajudar nessa missão de segurança de seus motoristas e da comunidade, a empresa conta com a telemetria. Essa tecnologia permite a medição e a transmissão de dados de veículos de forma remota, oferecendo informações valiosas sobre a condução. Além disso, todo esse zelo rendeu ao Grupo Energisa o prêmio de “melhor Gestão de Frota” na 10ª edição da Conferência Global Parar, premiação do Instituto PARAR, que valoriza profissionais, empresas e projetos que têm se destacado no cenário de gestão de frotas no país.

Nos veículos da Energisa, inclusive as motocicletas, sensores capturam dados como localização, velocidade, consumo de combustível e comportamentos de segurança, como uso do cinto e frenagens bruscas. “Essas informações são enviadas em tempo real para uma central de monitoramento, onde são analisadas para melhorar a segurança nas estradas”, conta o coordenador de Frota da Energisa Sul-Sudeste, Julio Conrado.

Um dos principais aliados nessa missão é o Driver Feedback Device (DFD), que fornece feedback instantâneo aos motoristas. Com alertas sobre comportamentos de risco, o DFD não só ajuda a evitar acidentes, mas também a reduzir custos com combustível e manutenção.

Conforme ressaltou Conrado, a telemetria impacta diretamente na segurança dos condutores, em assertividade na logística das equipes e proporciona agilidade aos clientes. “Além da segurança de nossos condutores, um dos pontos fundamentais da telemetria embarcada nos veículos é a contribuição na redução da emissão de poluentes na atmosfera. Isso porque essa tecnologia coleta dados dos veículos, entre eles velocidade, distância percorrida e consumo de combustível, os quais possibilitam identificar melhoria nos hábitos de condução e, com isso, otimizar a eficiência da frota e reduzir as emissões”, explica.

Consciência

O projeto “Direção Consciente” da Energisa é um exemplo de como a telemetria pode fazer a diferença. Desta forma, durante o mês de outubro, motoristas das regiões atendidas pela Energisa Sul-Sudeste participaram de treinamentos personalizados para viabilizar o melhor uso dos dados de telemetria a seu favor. Além disso, um aplicativo permite que cada condutor acompanhe seu desempenho, promovendo a autoavaliação e o aprimoramento contínuo.

Para a empresa, a telemetria significa redução de acidentes e, consequentemente, um ambiente mais seguro para todos. Os consultores se tornam mais conscientes de seus hábitos ao volante, resultando em um aumento na segurança.

Com cerca de 1.000 motoristas em contato direto com a população, a Energisa leva a sério a segurança nas estradas. Nos últimos 10 anos, a telemetria tem proporcionado melhorias significativas na gestão da frota, com 421 veículos monitorados, sendo 128 motocicletas.

No ano passado, a frota da Energisa percorreu impressionantes 9.091.117 quilômetros, equivalendo a 226 voltas ao redor da Terra. Isso mostra não apenas o alcance da empresa, mas também a importância de manter a segurança em primeiro lugar.

“A telemetria é mais do que tecnologia, é um compromisso com a vida e a segurança, que beneficia tanto os colaboradores da Energisa quanto a comunidade. Com essa abordagem, a empresa demonstra que cuidar da equipe e promover a segurança nas estradas são prioridades inegociáveis”, destaca o coordenador.

O Grupo Energisa tem a maior frota do setor elétrico brasileiro, com 5.800 veículos que, mensalmente, percorrem mais de 10 milhões de quilômetros por mês, em 15 estados do país. Mais que um trabalho de eficiência e logística, a gestão de frotas diz muito sobre a segurança da operação da distribuidora e seus colaboradores.

Deixe um comentário