Energisa dá dicas de economia de energia elétrica para quem vai construir ou reformar
Economizar energia é um assunto que já faz parte da rotina de muitas pessoas, principalmente nos últimos meses, em decorrência da crise hídrica. Com a baixa nos níveis dos principais reservatórios do país e impacto direto na conta de energia, os brasileiros têm sido incentivados a adotar práticas que reduzam o consumo em casa, nas empresas e ambientes de uso coletivo. Mas, você sabia que é possível planejar a economia de energia antes mesmo de construir um imóvel?
O coordenador de Eficiência Energética da Energisa, Thiago Peres de Oliveira, explica que medidas simples e acessíveis podem ser planejadas para que o ambiente tenha mais iluminação e ventilação naturais, diminuindo a necessidade de lâmpadas acesas e uso de equipamentos como ar-condicionado e ventiladores por mais tempo.
“Nos ambientes em que há janelas e portas grandes de vidros ou ainda espaços integrados, é possível aproveitar melhor a luz do dia e a circulação do ar, viabilizando um local mais ventilado. Da mesma forma, paredes internas e teto pintados com cores claras refletem melhor a iluminação solar, deixando o imóvel mais clean e dispensando o uso de lâmpadas durante o dia”, exemplificou.
Para quem vai investir em móveis planejados, Thiago destaca a importância de pensar estrategicamente na posição dos armários e equipamentos. Na cozinha, por exemplo, a dica é não deixar o fogão e a torre quente (espaço para forno elétrico e micro-ondas) ao lado da geladeira. “Os equipamentos que geram calor interferem no consumo de energia da geladeira, que vai gastar mais para manter a temperatura de refrigeração”.
Outra dica é evitar, nos quartos e salas, colocar armários e estantes próximos às janelas, pois podem causar sombras, deixando o ambiente escuro, mesmo durante o dia.
Ainda falando de iluminação, invista em lâmpadas de LED que são mais eficientes e possuem maior durabilidade quando comparadas às fluorescentes ou halógenas. Além de economizar energia, você vai gastar menos com as trocas de lâmpadas.
Tecnologia a favor da economia
Se o seu orçamento permite ousar um pouco mais, a dica é aproveitar as inovações tecnológicas e potencializar o uso eficiente da energia no seu imóvel.
“Para quem vai construir ou reformar, o mercado oferece várias alternativas como sensores de desligamento automático, temporizadores de movimento, tomadas inteligentes e projetos de automatização em todos os cômodos do imóvel. São sistemas que evitam o desperdício de energia, uma vez que apagam as luzes de ambientes vazios e permitem programar o ‘liga e desliga’ dos eletrônicos da casa. O investimento inicial pode ser alto, porém a médio e longo prazo a economia de energia compensa”, garantiu Thiago.
Descomplicador
Querendo mais dicas de como economizar energia elétrica? A nova temporada do “O Descomplicador”, websérie protagonizada pelo ator Paulo Vieira, estreou na última semana focada em ajudar os consumidores que querem reduzir o consumo de energia em casa, com o mesmo tom descontraído dos primeiros episódios. Dessa vez, porém, ele não está sozinho: Paulo vem acompanhado pela mãe, D. Conceição, que é a inspiração de muitos dos seus personagens.
Com uma linguagem leve, educativa e divertida, o humorista interpreta o personagem que esclarece conceitos e informações sobre energia que estão presentes no dia a dia dos consumidores da empresa, que atua em 11 estados brasileiros. A primeira temporada da websérie teve seis episódios falando sobre a composição da conta de luz, sobre como variações de consumo acontecem, entre outros. Todos os episódios estão disponíveis no site www.descomplicador.com.br.
“O Descomplicador mudou nossa forma de falar com o público e essa nova etapa materializa a nova forma da empresa dialogar com seus clientes, através de linguagem simples e descomplicada, apostando no grande alcance das mídias digitais. Além disso, ter Paulo Vieira como nosso representante é vencedor, gera identificação e humor na mensagem”, afirmou Bruna Frias Rodriguez, gerente de Experiência da Marca do Grupo Energisa.