Em uma ação inédita no Estado e em busca de integração entre servidores, agentes externos e parceiros, o Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR), promove, nesta quinta (17) e sexta-feira (18), o Primeiro Encontro Regional do órgão, em Guarapuava.
O objetivo do evento, realizado no Teatro Municipal Marina Karam Primak, que reúne 160 pessoas, de 45 municípios, é aproximar a diretoria e servidores do Detran dos agentes externos credenciados da Autarquia (Centros de Formação de Condutores, Clínicas Médicas e Psicológicas, Despachantes e Estampadores de Placas).
Nessa quinta-feira, o destaque foi para a apresentação de inovação e transformações digitais, por meio das novas políticas de relacionamento e modernização da relação com os cidadãos paranaenses.
O Detran pretende promover a padronização de Procedimentos Administrativos e Operacionais, oferecendo uma visão geral das ações que envolvem o órgão, resultando em um melhor atendimento à população. Durante todo o dia, haverá espaços abertos para perguntas e integração entre os correspondentes e servidores, para uma maior interação e troca de experiências.
Já nesta sexta-feira, segundo e último dia do encontro, os trabalhos serão direcionados unicamente aos servidores do Detran. Conforme a coordenação do encontro, esta aproximação com os chefes e supervisores de Ciretrans, Postos Avançados e Conveniados, é fundamental para que todos se sintam incluídos e conheçam os processos de trabalho.
O secretário de Trânsito e Transportes de Guarapuava, Adalberto Campos, representou o prefeito Celso Góes no evento, e falou da importância de encontros desta natureza. Para Adalberto, a interação entre os diversos órgãos e agentes públicos é fundamental para um trânsito seguro e harmonioso.
“Nós, aqui de Guarapuava, nos sentimos muito honrados em sediar este primeiro encontro regional do Detran do Paraná. Em nome do prefeito Celso Góes, eu digo que estamos abertos a parcerias com as instituições do Estado para que este setor tenha prioridade e vá ao encontro do que a população precisa e merece. Os resultados deste afinamento, com certeza, chegarão muito mais rápido”, considerou Adalberto.
“O slogan desta gestão é ‘Novos Caminhos para a Inovação’ e queremos mostrar que o Detran está modernizando seus processos, desburocratizando e sempre em busca de novidades que tragam benefícios aos cidadãos. É isso que iremos refletir nestes dias de Encontro. E eu senti um interesse muito grande por parte dos participantes aqui em Guarapuava.
Esta é a primeira cidade que acolhe este circuito de encontros inéditos em nosso Estado. Sabemos que este trabalho fará total diferença no modo de agir dos servidores e dos parceiros neste grande projeto que é a modernização do Detran do Paraná.
Hoje, contamos com a presença de servidores de 45 municípios, que atuam nas Ciretrans, nos Postos Avançados e Postos Conveniados. Isso demonstra o interesse dessas pessoas pela atualização e aprendizado”, discorreu o diretor-presidente do Detran no Estado, Adriano Furtado.
O chefe da 35ª Ciretran em Guarapuava, Sergio Kiçula, falou sobre a importância desta unidade da autarquia ser a anfitriã do primeiro evento do circuito paranaense.
“Meu sentimento é de gratidão por Guarapuava sediar este primeiro encontro que é de estudo sim, mas também, de verdadeira troca de informações e experiências entre as pessoas que atuam no Detran e seus parceiros. Novos encontros serão realizados e eu tenho certeza de que no fim deste processo, haverá ainda mais melhorias e modernização.
O Detran do Paraná é um dos mais modernos do Brasil e isto só é possível graças aos esforços do governador [Ratinho Júnior] que oferece condições de trabalho, mas que cobra resultados. E nós estamos em busca desses resultados que, tenho certeza, alcançaremos com esforço e dedicação de todos os envolvidos neste trabalho de gestão”, disse Kiçula.
De acordo com o deputado estadual Artagão Junior, os encontros promovidos pelo Detran do Paraná demonstram a preocupação do órgão em aperfeiçoar e agilizar o atendimento à população que precisa de rapidez, conforto e qualidade.
“Este trabalho de interação, troca de experiências e de estudos, demonstra a preocupação que o governo do Estado e direção do Detran têm para com a população do Paraná. Resolver os problemas com agilidade, oferecendo conforto à população é o principal foco neste momento de digitalização e de modernidade nos serviços públicos. Eu me sinto muito feliz em poder colaborar neste processo”, disse Artagão.
Próximos encontros
Os próximos encontros do Detran do Paraná serão nas cidades de Francisco Beltrão, Londrina, Maringá, Curitiba e Foz do Iguaçu.