Encontro do Conjove reúne em Guarapuava mais de 100 empresários do Paraná
Nos dias 20 e 21 de maio Guarapuava recebeu mais de 100 jovens empreendedores de 23 municípios do Paraná, no Encontro Paranaense de Jovens Empreendedores para a Assembleia Geral Ordinária da Faciap Jovem (AGO). Durante os dois dias do encontro, os empresários participaram de palestras, rodada de negócios, integração entre os membros, happy hour e a tradicional AGO, que encerrou o cronograma do evento.
Os empresários trocaram experiências com representantes do Cilla Tech Park e Instituto para Pesquisa do Câncer (IPEC), além de conhecerem as grandes indústrias de Guarapuava, como a Cooperativa Agrária e a Santa Maria. O presidente da Faciap Jovem, Mairus Gruber, destacou que Guarapuava é uma cidade inspiradora, e que um dos grandes pilares do associativismo é a troca de experiências, como ocorreu no município.
“A cidade de Guarapuava e também a Cacicopar são referências de associativismo no nosso estado. É um associativismo que já gera frutos há muito tempo para a cidade e também para a região. Foi um momento muito bacana e impactante estar com jovens empreendedores do estado, conhecendo um pouco mais da cultura de Guarapuava e conhecendo também o DNA empreendedor e inovador que a cidade oferece para o nosso estado e todo Brasil”, destacou o presidente.
Para o Presidente do Conselho do Jovem Empresário de Guarapuava (Conjove), Paulo Gomes, o evento foi uma grande oportunidade de aprendizagem e networking entre os empresários.
“A participação de tantos jovens empreendedores nos mostra que os gestores estão preocupados em buscar novos conhecimentos e aprimorar suas capacidades de liderança. Assim, temos cada vez mais pessoas preparadas para liderar seus negócios. Sempre é bom lembrar que o associativismo é acima de tudo buscar o melhor para o bem comum, onde todos possam aproveitar as oportunidades de adquirir conhecimentos e fazer novos negócios”, afirmou.
O evento contou também com a presença da presidente da Associação Comercial e Empresarial de Guarapuava, Elaine Scartezini Meirelles, que comemorou a força da classe empresarial. “Olhando tantos empresários visitando Guarapuava, percebo como o associativismo é uma ferramenta importante para o cotidiano da classe empresarial. Este encontro é uma prova disso, ele promoveu esta conexão e troca de experiências. E tudo isso só foi possível porque todos compraram essa ideia. Associativismo é isso, é união.”
Durante a AGO, foram lançados novos projetos relacionados à política, além da abertura oficial do feirão do imposto. De acordo com o presidente da Faciap Jovem, esta será uma semana muito importante, pois no próximo sábado, dia 28, será realizado o dia D do Feirão do Imposto, com ações em todo estado. O principal objetivo da data é conscientizar a população em relação a carga tributária e comercializar produtos sem imposto.
Ainda conforme Mairus Gruber, o encontro realizado em Guarapuava foi o segundo de 2022 e serão realizados mais dois encontros durante o ano. Os próximos serão em Curitiba e Palotina.
“A ideia é sempre ter jovens empreendedores se interessando pelo encontro, entendendo a importância que esses encontros têm, e vendo principalmente o conteúdo que a gente traz com as palestras, rodadas de negócios e visitas técnicas, sendo assim, a porta de entrada para o associativismo. Nós entendemos também que este encontro que promovemos por todo estado é uma forma mais clara de apresentar qual que é o nosso intuito, ideia e propósito”, finalizou o presidente da Faciap Jovem.
O evento foi uma parceria entre a Associação Comercial e Empresarial de Guarapuava (Acig), Coordenadoria das Associações Comerciais e Empresariais do Centro-Oeste do Paraná (Cacicopar), Prefeitura de Guarapuava, Universidade Tecnológica Federal do Paraná – Campus Guarapuava e o Sebrae.