Com objetivo de auxiliar o empresário guarapuavano, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação, por meio da Agência do Empreendedor e do Programa Emprime, segue elaborando projetos e ações para os desafios atuais e futuros. Nessa terça-feira (18), na sede do Sebrae, foi apresentado para cooperativas e instituições financeiras a proposta de um novo sistema de crédito.
“Iniciamos um grande trabalho junto com as cooperativas e as instituições financeiras, para o alinhamento do projeto de um sistema de crédito para o município de Guarapuava. Apresentaremos para os empreendedores, dentro da parceria junto a SGC (Sociedade Garantidoras de Crédito), mais benefícios e vantagens para eles”, enfatizou a coordenadora do Programa Emprime, Ana Cláudia Klosouski de Andrade.
Para Emerson Ribeiro Lourenço, consultor de negócios do Sebrae, esse movimento das instituições se faz necessário para criar uma política local que facilite o acesso ao crédito ao microempreendedor do município.
“A gente sabe hoje que tem vários pormenores quando um um empresário solicita ou demanda de acesso a crédito. Então, esse início de discussão junto com as instituições financeiras é justamente para gente entender os dois lados e num comum acordo criar uma política local para que o grande favorecido seja o empreendedor”, explicou.
Durante a reunião, o consultor do Sebrae regional Sul, com sede em Pato Branco, Elizandro Ferreira, trouxe as experiências focadas em ações do Sistema Regional de Crédito (SRC), que foram desenvolvidas na Região Sudoeste.
“Esse trabalho interinstitucional entre as cooperativas de crédito, entre os bancos, a garantidora de crédito e, principalmente, a parceria com as prefeituras, na garantia da geração dos fundos de risco local foi primordial no acesso a crédito ao empreendedor foi primordial”, destacou.
Em Guarapuava, uma parceria entre a prefeitura e o Sebrae deu início ao programa Emprime, que já atendeu mais de 700 empresas, nos mais diversos eixos, entre eles o eixo Fomenta, que já liberou R$ 1.125.000,00 do programa Fomenta Paraná, e pelo Crédito SCG, ocorreu a injeção de 4 milhões na economia local.
“Nós temos parceria com a Fomento Paraná, com a SGC e agora estamos desenvolvendo mais esse programa que vem para trazer benefícios para os empreendedores”, salientou Ana Cláudia
Participaram das discussões representantes das instituições financeiras Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, cooperativas de crédito Sicoob, Sicredi, Credisol, Cresol, entre outras entidades do ramo. Além disso, estiveram presentes representantes do Sebrae e do programa Emprime.