Após denúncias, o Procon de Guarapuava instaurou processo administrativo por ato de ofício contra a rede de lanchonetes Subway e o aplicativo Aiqfome. Segundo as denúncias, a lanchonete veiculava no aplicativo a promoção do dia 30, onde o consumidor que comprasse, naquele dia do mês, um sanduíche de 15 centímetros com recheio de frango defumado e com cream cheese seria contemplado com outro lanche de 30 centímetros.
No entanto, o aplicativo Aiqfome, ao veicular a promoção, não informava o consumidor que a promoção era válida apenas para pedidos retirados no balcão, o que fere o direito do consumidor de informação, transparência e boa-fé nas relações de consumo.
Por isso, os consumidores que adquiriram o sanduíche da promoção pelo aplicativo, foram surpreendidos com a negativa de cumprimento da ofertou.
“Toda informação passada para o consumidor de caráter publicitário, deve ser inteiramente verdadeira, não induzindo o consumidor em erro sobre quaisquer dados em relação aos produtos”, destacou a diretora do Procon no município, Luana Esteche. Ela reiteru, ainda, que a medida tomada visa assegurar os direitos dos consumidores, evitando que o fornecedor abuse de sua posição, o que caracterizaria engano.
“A denúncia resultou na instauração de processo administrativo, onde as empresas terão o prazo de 20 dias para apresentarem defesa formal. Ao fim do processo, as empresas denunciadas poderão sofrer sanções administrativas e ainda pagarem multa”, conclui Luana.
Denúncia- Qualquer denúncia ou reclamação pode ser direcionada ao PROCON de Guarapuava pelo telefone: 42 31421931