Empresas de Guarapuava são notificadas por propaganda enganosa

Após denúncias, o Procon de Guarapuava instaurou processo administrativo por ato de ofício contra a rede de lanchonetes Subway e o aplicativo Aiqfome. Segundo as denúncias, a lanchonete veiculava no aplicativo a promoção do dia 30, onde o consumidor que comprasse, naquele dia do mês, um sanduíche de 15 centímetros com recheio de frango defumado e com cream cheese seria contemplado com outro lanche de 30 centímetros.

No entanto, o aplicativo Aiqfome, ao veicular a promoção, não informava o consumidor que a promoção era válida apenas para pedidos retirados no balcão, o que fere o direito do consumidor de informação, transparência e boa-fé nas relações de consumo.

Por isso, os consumidores que adquiriram o sanduíche da promoção pelo aplicativo, foram surpreendidos com a negativa de cumprimento da ofertou.

“Toda informação passada para o consumidor de caráter publicitário, deve ser inteiramente verdadeira, não induzindo o consumidor em erro sobre quaisquer dados em relação aos produtos”, destacou a diretora do Procon no município, Luana Esteche. Ela reiteru, ainda, que a medida tomada visa assegurar os direitos dos consumidores, evitando que o fornecedor abuse de sua posição, o que caracterizaria engano.

“A denúncia resultou na instauração de processo administrativo, onde as empresas terão o prazo de 20 dias para apresentarem defesa formal. Ao fim do processo, as empresas denunciadas poderão sofrer sanções administrativas e ainda pagarem multa”, conclui Luana.

Denúncia-  Qualquer denúncia ou reclamação pode ser direcionada ao PROCON de Guarapuava pelo telefone: 42 31421931

Deixe um comentário

Itaipu reforça parceria com associação de apoio a pessoas com diabetes

Café da manhã, nessa quarta-feira, foi organizado pela diretoria do Instituto Adifi, reuniu os parceiros e apresentou resultados

Representantes da Itaipu Binacional participaram, nesta quarta-feira (19), de um café da manhã na sede do Instituto dos Diabéticos de Foz do Iguaçu (Instituto Adifi). O evento foi organizado pela diretoria do Adifi, que convidou os parceiros para apresentar os resultados. Também participaram do encontro autoridades estaduais, municipais e profissionais da área da saúde em Foz do Iguaçu.

O Instituto Adifi foi fundado em 2001 por empregados(as) voluntários(as) da Itaipu, que participavam do Grupo de Afinidade em Diabetes. De lá para cá, a relação das duas instituições só cresceu. O terreno onde está a sede do Instituto, na Vila A, foi doado em regime de comodato pela Itaipu. E, em 2024, foi assinado um convênio de R$ 1 milhão para o desenvolvimento do Programa Integrado de Educação em Diabetes, do Adifi.

“A fundação do Adifi está ligada à Itaipu e, agora, conseguimos assinar esse convênio que vai permitir ampliar muitas de nossas atividades”, disse Terezinha Machado, presidente do Adifi desde 2006 e uma das fundadoras. “A gente agradece muito, porque sozinhos não fazemos nada. É importante reunir todos e planejar novas parcerias”, conclui.

De acordo com a gerente da Divisão de Iniciativas de Responsabilidade Social da Itaipu, Luciany dos Santos Franco, o convênio reconhece o papel do Instituto na sociedade. “O trabalho do Adifi é referência nacional, várias instituições vêm a Foz do Iguaçu aprender com o Instituto. As ações de prevenção salvam vidas em nossa cidade, ajudando a reduzir a sobrecarga no sistema de saúde”, afirmou.

Segundo a gestora do convênio, Anielli Cristina da Silva, também da Responsabilidade Social da Itaipu, o investimento é voltado para educação e prevenção do diabetes e válido por dois anos, com a possibilidade de um aditivo de mais um ano. Com a parceria, a estimativa é ampliar o número de atendimentos de 7,2 mil usuários(as) para 8,4 mil por ano, melhorando a qualidade de vida da população.

Outro projeto em parceria com a Itaipu, e por meio de emendas parlamentares, conseguiu viabilizar o uso contínuo do Sensor Libre para 13 crianças e adolescentes da cidade, proporcionando um controle mais eficiente do diabetes. O sensor fica fixo no braço da pessoa com diabetes e faz as medidas dos níveis de insulina e outros parâmetros instantaneamente.

Adifi

Há mais de 23 anos, o Instituto Adifi oferece prevenção, orientação e cuidados especializados para pessoas com diabetes. Com uma equipe multidisciplinar, a instituição promove diversas atividades para melhorar a qualidade de vida dos pacientes e ampliar o acesso a informações sobre a doença.

São consultas com nutricionistas, endocrinologistas, além do atendimento para grávidas com diabetes gestacional. O instituto promove ações educativas e preventivas como palestras nas escolas, avaliação do pré-diabético, mapas de conversação e as rodas de conversa, um grupo de apoio a pacientes.

Também são oferecidas quinzenalmente aulas na cozinha experimental, com uma nutricionista, e três vezes por semana treinos monitorados por profissionais de educação física.