ELEIÇÕES: O QUE O ELEITORADO ESPERA DE UM CANDIDATO A PREFEITO

O eleitor ou a eleitora não querem um pai ou uma mãe para administrar Guarapuava, Pinhão, Turvo, Prudentópolis e mais 5566 municípios brasileiros.

Tampouco querem um prefeito (a) para “cuidar das pessoas”. Querem sim um prefeito que administre para todos, resolvendo os problemas coletivos. Um verdadeiro gestor que não administre apenas para os amigos, compadres, comadres, primos etc.

Como dizia o advogado Carlos Alberto Milazo há tempos, quando então candidato. “Quero ser um prefeito de verdade” – pena que à época não se elegeu. Na real, o “alcaide” deve oferecer à comunidade, serviços essenciais; um transporte público decente (graças a Deus o pessoal da Transportes Pérola do Oeste faz isso com competência (alô Rui e Quarentinha); um bom saneamento básico; boas escolas e um atendimento à saúde com qualidade. O desafio está lançado senhores postulantes à prefeitura – Vitor Hugo Burko, Antenor G. Lima, Celso Góes, Janaina e Luzia Noriler.

NEPOTISMO NÃO

Essa prática já foi mais evidenciada até em Guarapuava. Hoje (com a Justiça de olho bem aberto) o nepotismo tende a desaparecer de vez. Os vínculos de parentesco nas relações de trabalho ou emprego eram bem comum. Certa época, numa prefeitura da região central do Estado, lembro (estávamos laborando numa Emissora de Rádio) o prefeito (meio analfabetão e mal assessorado) nem sabia o que significava a palavra NEPOTISMO e empregou, a esposa, um tio querido, uma tia, um irmão de sangue, primos/pobres e uma comadre (comadre não é parente) e lhes deu cargos importantes com salários polpudos e regalias mil. E ninguém falou nada a respeito. Disseram inclusive, que os Tribunais fizeram vistas grossas a essas indicações. Coisas do passado. Hoje, somente os amigos bem chegados é que ocupam cargos relevantes. A competência do A, B, P, T ou W, fica em segundo plano. Eita Brasil do Delfin Neto !!!

CELSO

Comentários afirmam que o candidato a prefeito de Guarapuava, Celso Góes, tem tudo – se eleito for – a continuar com a extraordinária administração do atual Cesar Silvestri Filho. Aliás, o empresário/bioquímico também foi secretário de saúde do município e deu conta do recado sim, até a chegada do Doutor J. Pires. Nunca esqueçam que em 2022 a “dobradinha a deputados de Guarapuava e região” (tem gente garantindo) será formada pelo DUO César Filho e o empresário Odacir Antonelli.

LEMBRANÇAS

Na edição anterior demos um destaque ao Albergue Noturno de Guarapuava que sempre está esperando ajuda (até $$$) dos guarapuavanos. Aí me veio à cabeça o nome do falecido em 2000, BENJAMIN COSTA, pai da professora Erony Leonor Costa Loures, avô dos professores Rita de Fátima e Alencar, da mana Tereza Cristina esposa do Luciano Gago e do funcionário municipal, santista de coração, o Tio Beja. Seu Benjamin foi o primeiro presidente do Albergue (fundador) considerado um homem de coração aberto que gostava de ajudar os mais necessitados. Pessoa do bem.

FUTEBOL

Saudades do Batel no campeonato de profissionais do Paraná; das narrações do radialista J. Carlos; dos comentários do Charuto, do Marcio Luiz Grissard que está no céu com JESUS e das reportagens folclóricas do Isaias Roberto. Hoje o ban-ban-ban em transmissões esportivas é o Percyval Ribeiro da Rádio Cultura. Saudades também de muitas coisas maravilhosas de Guarapuava, que desapareceram. Além do futebol, quem não recorda da Festa da Maçã idealizada pelo prefeito Nivaldo Krugger; das Cavalhadas então.

Bateu a nostalgia. Hoje nesse mundo eletrônico, os jovens nem sabem o que representou tudo isso. Com o advento da Internet as famílias vivem separadamente, sem diálogos e sem o cafezinho (Damasco) da vovó nos finais de tardes. A tecnologia chegou e tomou conta.

COVID

Gradativamente o povo brasileiro está voltando a normalidade laboral e o COVID/19 ainda que assustador e preocupante, tem feito muitos óbitos lamentavelmente. Um 2020 que deverá ser esquecido. O Brasil parou. Mesmo assim o presidente Jair Bolsonaro faz o que pode para ajudar o povo desempregado. Emergencial NELES!!!

CONVENÇÕES

Com as convenções partidárias chegando ao final, a bola rola e os pedintes de votos começam a apresentar os seus planos de governo, evidente, se eleito forem. Os candidatos a prefeito de Guarapuava e um batalhão de pretendentes (vereadores) estão a caça de votos desde já e alguns (não sei porque) pregando a mentira deslavada. Soubemos que um folclórico candidato a vereador andou comentando que pretende projetar uma prainha/sofisticada no Vale do Jordão. Só falta o futuro-edil querer trazer a areia de Guaratuba, Caiobá e Itapoá. Benza Jesus Cristo. Poupem-nos.

Deixe um comentário