Duplicação da PRC-466 em Guarapuava avança com nova ponte e pista de concreto

Obra está em andamento entre o município e o distrito de Palmeirinha, em uma extensão de 11,52 quilômetros

O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), autarquia da Secretaria de Infraestrutura e Logística (SEIL), está avançando com bom ritmo a obra de duplicação da PRC-466 entre Guarapuava e o distrito de Palmeirinha, na região Centro-Sul.

Nas últimas semanas se destacou a construção da nova ponte sobre o Rio Coutinho, com lançamento de cinco vigas pré-fabricadas de concreto, restando agora a concretagem da laje para já finalizar a estrutura.

A pavimentação da nova pista tem serviços de implantação de sub-base e base, bem como de concretagem do novo pavimento rígido, que terá extensão de 11,52 quilômetros, ocupando espaço ao lado da pista existente, mas separados por canteiro central ou barreiras de concreto New Jersey.

A terraplenagem para implantar a base da rodovia manteve os serviços regulares de escavação e retirada de solos, tendo sido marcada também por duas detonações de rochas no mês de fevereiro. As operações são necessárias para fragmentar este material e permitir sua retirada do traçado que será ocupado pela pista.

Também estão sendo executados os novos dispositivos de drenagem de águas e galeria celular, que serão conectados à rede já existente no local quando possível.

Concreto – A obra prevê também a restauração da pista existente, realizada por meio da técnica whitetopping, em que o pavimento asfáltico atual passa por melhorias e é aproveitado como base para uma nova camada de pavimento rígido de concreto. Por enquanto os acostamentos da pista antiga já estão passando por manutenção, como parte dos preparativos para o whitetopping.

Nas etapas seguintes da duplicação também serão realizadas nova sinalização vertical, sinalização horizontal, implantação de dispositivos de segurança viária, iluminação pública, e demais serviços complementares.

A previsão de conclusão é para fevereiro do ano que vem, com investimento de R$ 139.785.485,97.

Deixe um comentário

Turismo de Itaipu recebe mais de 14 mil visitantes durante o feriado prolongado

Domingo (20) foi o dia mais movimentado, com 4.584 atendimentos

Os atrativos turísticos da Itaipu Binacional receberam um total de 14.147 visitas durante o feriado prolongado da Páscoa e do Dia de Tiradentes, entre os dias 18 e 21 de abril. O destaque foi o domingo (20), que registrou o maior fluxo, com 4.584 atendimentos.

A expectativa inicial, com base em anos anteriores, era de aproximadamente 6 mil visitantes no período — número que foi mais que dobrado com a alta procura pelos atrativos da usina.

Para acolher esse público, o Complexo Turístico Itaipu promoveu uma programação especial, com atividades voltadas para toda a família. Os visitantes puderam participar de quiz interativo com prêmios, aproveitar a pintura facial temática e interagir com a mascote Capivara, que percorreu os atrativos, divertindo crianças e adultos.

A adesão às atividades foi expressiva, e os resultados também foram positivos nas avaliações: 91% dos visitantes atribuíram nota acima de 8 em pesquisas de satisfação e avaliações no Google durante o período.

As atividades integraram uma operação especial de atendimento, que incluiu o reforço na estrutura e a ampliação dos horários dos passeios – medidas que contribuíram para o clima acolhedor e festivo que marcou os quatro dias de visitação intensa.

Resultados
O passeio mais procurado foi a Itaipu Panorâmica, com 10.302 visitas, seguido pela Itaipu Especial, com 1.495, e pela Itaipu Iluminada, com 1.011. Também se destacaram o Refúgio Biológico Bela Vista, com 748 visitas, o Ecomuseu, com 552, e o passeio Itaipu By Bike, que recebeu 39 ciclistas.