Dia Nacional da Imunização é comemorado nesta quarta

Reconhecida no Brasil desde 1796, o Dia Nacional da Imunização lembra a primeira vacina que isolou o vírus da varíola, criada pelo médico britânico Edward Jenner. Com o quadro da pandemia do coronavirus, o dia 9 de Junho de 2021, mais do que nunca, precisa ser lembrado.

Pesquisadas e desenvolvidas, as vacinas ganharam o mundo e passaram a ser produzidas com propriedade do próprio vírus causador das doenças, mas em estado inativo. Em contato com o organismo, o corpo não interpreta que o vírus está morto e produz anticorpos para combater o agente invasor. Assim, quando a pessoa é exposta ao vírus ativo de determinada doença, o seu corpo já terá anticorpos para evitar a contaminação.

Hoje, 9 de junho de 2021, a data ganha outra dimensão, porque a vacina contra o vírus da Covid-19, ainda em desenvolvimento, não oferece proteção em 100%. Mas as vacinas criadas até aqui, em tempo recorde – porque o avanço da doença exigia pressa -, oferecem proteção parcial e são a única e a principal arma para conter a pandemia.

A data de hoje também deve lembrar que séculos depois da invenção da primeira vacina, em pleno 2021, são as desinformações, as fake news que atrapalham a conscientização da população sobre a importância da vacina.

No Brasil ainda não há a cultura da vacina. Nem o uso delas contra outras doenças mais conhecidas , como gripe, tétano, caxumba, sarampo e agora o coronavirus. Mesmo com o entendimento que a vacina é a única forma de combate a muitas enfermidades, ainda é preciso campanhas de conscientização para comprovar sua eficácia.

Só com a vacina é possível diminuir a possibilidade de contrair algumas enfermidades e é com ela que o mundo se alia no combate ao Coronavírus.

Procure o posto de saúde mais próximo de sua casa e verifique qual ou quais as vacinas que você precisa para se proteger.

Para se imunizar contra a Covid-19, se informe sobre os grupos e faixas etárias de vacinação. Busque informações de profissionais da rede de saúde do município de Guarapuava ou pelos veículos oficiais da Prefeitura ou órgãos de imprensa do município.

Deixe um comentário

Prefeitura abre inscrições para Programa Habitacional Vida Digna 2 na próxima segunda

O programa oferece às famílias a possibilidade concreta de acesso à moradia digna, com critérios claros e baseados na legislação federal

A Prefeitura de Guarapuava, juntamente com a Secretaria de Habitação, abre as inscrições para seleção 99 beneficiários do Programa Habitacional Vida Digna 2, que faz parte do Programa Minha Casa, Minha Vida – Faixa 1. As etapas são: cadastro, avaliação do cadastro e a hierarquização das famílias dentro das seleções do decreto. Essa iniciativa visa assegurar uma moradia digna para famílias que se encontram em situação de vulnerabilidade social.

O programa oferece às famílias a possibilidade concreta de acesso à moradia digna, com critérios claros e baseados na legislação federal. A participação na seleção pode significar uma mudança verdadeira na vida dos beneficiários, oferecendo mais segurança, estabilidade e pertencimento.

As inscrições abrem na próxima segunda-feira (14), e podem ser feitas online ou presencialmente, na prefeitura das 8h às 11h ou na Secretaria de Habitação durante o horário comercial. As inscrições presenciais precisam ser agendadas e podem ser feitas AQUI.

Secretário de Habitação, Gustavo Pedrosa, destacou como serão realizadas as inscrições. “As famílias que desejarem realizar o agendamento poderão ser atendidas na Prefeitura, das 8h às 11h, nos guichês do Alvará. Também estaremos atendendo durante todo o dia, em horário comercial, na Secretaria de Habitação. Convidamos todas as famílias a se inscreverem, esta é uma excelente oportunidade para conquistar a casa própria”, disse o secretário.

Para participar é necessário atender aos seguintes critérios cumulativos:

Ter mais de 18 anos;
Possuir renda familiar mensal bruta de até R$ 2.850,00;
Residir em Guarapuava há pelo menos dois anos;
Não possuir imóvel residencial em seu nome (exceto em situações previstas em lei);
Não ter sido beneficiado anteriormente por programas habitacionais de interesse social;
Estar regularmente inscrito e com dados atualizados no Cadastro Único (CadÚnico).

Documentos necessários para inscrição:

Os interessados deverão apresentar os seguintes documentos do titular e dos membros da família maiores de 18 anos:

Documento de identificação com foto (RG, CNH, Título de Eleitor, Certificado de Alistamento Militar, etc.);
CPF e, no caso de filhos menores, certidão de nascimento;
Comprovante de residência atualizado;
Comprovantes de renda familiar;
Atestado médico com CID (caso haja doença diagnosticada);

As inscrições online poderão ser feitas AQUI , a partir do dia 14 de abril