Dia Nacional da Imunização é comemorado nesta quarta

Reconhecida no Brasil desde 1796, o Dia Nacional da Imunização lembra a primeira vacina que isolou o vírus da varíola, criada pelo médico britânico Edward Jenner. Com o quadro da pandemia do coronavirus, o dia 9 de Junho de 2021, mais do que nunca, precisa ser lembrado.

Pesquisadas e desenvolvidas, as vacinas ganharam o mundo e passaram a ser produzidas com propriedade do próprio vírus causador das doenças, mas em estado inativo. Em contato com o organismo, o corpo não interpreta que o vírus está morto e produz anticorpos para combater o agente invasor. Assim, quando a pessoa é exposta ao vírus ativo de determinada doença, o seu corpo já terá anticorpos para evitar a contaminação.

Hoje, 9 de junho de 2021, a data ganha outra dimensão, porque a vacina contra o vírus da Covid-19, ainda em desenvolvimento, não oferece proteção em 100%. Mas as vacinas criadas até aqui, em tempo recorde – porque o avanço da doença exigia pressa -, oferecem proteção parcial e são a única e a principal arma para conter a pandemia.

A data de hoje também deve lembrar que séculos depois da invenção da primeira vacina, em pleno 2021, são as desinformações, as fake news que atrapalham a conscientização da população sobre a importância da vacina.

No Brasil ainda não há a cultura da vacina. Nem o uso delas contra outras doenças mais conhecidas , como gripe, tétano, caxumba, sarampo e agora o coronavirus. Mesmo com o entendimento que a vacina é a única forma de combate a muitas enfermidades, ainda é preciso campanhas de conscientização para comprovar sua eficácia.

Só com a vacina é possível diminuir a possibilidade de contrair algumas enfermidades e é com ela que o mundo se alia no combate ao Coronavírus.

Procure o posto de saúde mais próximo de sua casa e verifique qual ou quais as vacinas que você precisa para se proteger.

Para se imunizar contra a Covid-19, se informe sobre os grupos e faixas etárias de vacinação. Busque informações de profissionais da rede de saúde do município de Guarapuava ou pelos veículos oficiais da Prefeitura ou órgãos de imprensa do município.

Deixe um comentário