Dia Estadual de Combate ao Feminicídio promove a conscientização sobre a violência de gênero

De acordo com a Secretaria de Estado da Segurança Pública do Paraná (Sesp), entre janeiro e abril deste ano, foram registrados 35 casos de feminicídio no estado. Para reduzir essa estatística, o Paraná instituiu, em 2019, a Lei estadual nº 19.873/2019, que trata do Dia Estadual de Combate ao Feminicídio, com o objetivo de promover a conscientização sobre a violência de gênero e incentivar ações preventivas e educativas em toda a sociedade.

Na Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), destaca a pró-reitora de Apoio ao Estudante, Maria Regiane Trincaus, são desenvolvidos projetos voltados a mulheres que foram ameaçadas ou vítimas de violência.

“Mulheres que tenham passado por essa situação, violência conjugal, violência familiar ou violência simplesmente pelo fato de serem mulheres”, diz a professora. “A universidade vem trabalhando com uma forma, inclusive, de conscientização de que todas as mulheres têm os direitos garantidos. Nesse sentido, a universidade também procura promover debates e atividades que reforcem o reconhecimento pleno da mulher enquanto uma pessoa de direitos que tem que ser respeitada dentro da sociedade”, completou.

Na luta contra a violência de gênero, lembra a professora Regiane, buscar os canais de denúncia e proteção, como a Delegacia da Mulher e a Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres, é o primeiro passo.

“Em todos os casos, a Pró-Reitoria de Apoio ao Estudante é um espaço de acolhimento. O nosso papel é acolher e incentivar essa pessoa em situação de rico”, ressalta. “Podemos ajudá-la a ter coragem para ir fazer a denúncia dentro da Delegacia de Polícia. Se ela se sentir à vontade, se ela quiser, podemos acompanhá-la nessa denúncia e encaminhá-la para os órgãos responsáveis”, acrescentou.

Sobre a relevância do Dia Estadual de Combate ao Feminicídio no Paraná, a professora comenta que “infelizmente, talvez a sociedade ainda não esteja madura o suficiente para reconhecer que é preciso garantir a vida das mulheres fora de uma obrigação legal. Então, é uma data importante, não só no nível estadual, mas mundial. Que essa data seja lembrada e que as pessoas sejam, dessa forma, conscientizadas, de que todas as vidas precisam ser respeitadas”, finalizou.

Caminhada do Meio-Dia – Uma das ações em alusão à data é a Caminhada do Meio-Dia que, neste ano, está na segunda edição. Em Guarapuava, a atividade terá concentração na sede da Ordem dos Advogados do Brasil, às 11h. A ação será realizada simultaneamente entre as cidades do estado que aderirem ao movimento.

Sobre o Dia Estadual de Combate ao Feminicídio –A data escolhida, 22 de julho, faz referência à morte da advogada guarapuavana Tatiane Spitzner, em 2018, vítima de feminicídio. O agressor, marido de Tatiane, foi condenado a mais de 30 anos de prisão depois de comprovada a autoria do crime.

No ano seguinte à morte da advogada, foi instituída a Lei Estadual nº 19.873/2019, que objetiva incentivar e unificar ações de combate em um “Dia D” – reunindo órgãos públicos, entidades, associações, lideranças políticas e sociedade civil organizada em prol da luta para interromper o ciclo da violência doméstica e evitar feminicídios.

Deixe um comentário

Prova do PSS para Estagiários será realizada neste domingo, dia 27

Avaliação será realizada de forma online, por meio da plataforma da empresa responsável pela organização do processo

A Prefeitura de Guarapuava, por meio da Secretaria de Administração, informa que a prova do Processo Seletivo Simplificado (PSS) para estagiários será reaplicada neste domingo (27). A avaliação será realizada de forma online, por meio da plataforma da empresa responsável pela organização do processo.

A alteração no cronograma se deu após um problema técnico ocorrido na data originalmente prevista para a realização da prova, no dia 13 de abril.

Segundo a coordenação do processo, a alta demanda, com mais de mil inscritos, acabou comprometendo o funcionamento da plataforma, o que inviabilizou a realização da prova na data marcada.

“Precisamos fazer a retificação do cronograma das fases do processo, porque o sistema acabou não suportando o volume de acessos simultâneos. Agora está tudo ajustado e a nova data está confirmada”, explicou a coordenação do PSS.

A Secretaria reforça o chamado aos candidatos para que fiquem atentos: a prova será realizada exclusivamente online no próximo domingo, dia 27, conforme novo cronograma. Confira o edital AQUI