Dia dos avós, nesta sexta, deve movimentar o comércio guarapuavano
Na próxima sexta-feira (26), é celebrado o Dia dos Avós. A data foi escolhida por ser dia de Santa Ana e São Joaquim, respectivamente mãe e pai de Maria e, portanto, avós de Jesus Cristo, segundo a tradição católica. Apesar de ainda não ser uma data expressiva, no calendário dos consumidores, a comemoração tem grande potencial para impulsionar o comércio guarapuavano.
Perfil consumidor dos avós
A “economia prateada”, também conhecida como economia da terceira idade, é um segmento focado nas necessidades, desejos e atividades econômicas da população mais velha. Ela cobre produtos, serviços e indústrias que atendem às necessidades específicas desse grupo que está em crescimento por conta do envelhecimento da população.
Segundo dados do World Data Lab, a economia prateada já movimenta 15 trilhões de dólares por ano, tornando-se a terceira maior atividade econômica do mundo. Além disso, segundo o Sebrae, as pessoas com mais de 60 anos já são responsáveis por 20% do consumo nacional.
Estratégias para aproveitar ao máximo o Dia dos Avós
- Campanhas nostálgicas: As campanhas nostálgicas atraem os avós e também os filhos e netos que desejam presenteá-los. Mostrar produtos que tenham um valor sentimental ou que lembrem momentos especiais pode incentivar a compra.
- Descontos exclusivos: Oferecer descontos especiais em produtos populares entre os avós, como roupas, perfumes, calçados e flores pode ser um diferencial para impulsionar as vendas e alcançar clientes. Além disso, campanhas promocionais com descontos exclusivos para os avós, pode se tornar um atrativo, demonstrando o respeito e consideração que a empresa nutre por esses consumidores.
- Compras personalizadas: Treinar a equipe para entender as necessidades dos avós e oferecer recomendações adequadas é uma prática que pode fazer toda a diferença.
Apesar do Dia dos Avós ainda não possuir tanto destaque como outros feriados, a data tem um grande potencial de crescimento. Se for bem utilizada, pode ajudar a aumentar as vendas e a clientela das empresas guarapuavanas.
Com informações da Acig