Nesta quarta-feira (15), o Procon de Guarapuava realizou um trabalho de orientação aos consumidores e aos fornecedores no município. Em razão do Dia Mundial de Defesa do Consumidor, a ação teve o objetivo de informar a população sobre seus direitos e deveres, alertar acerca do superendividamento e tirar dúvidas gerais.
“O nosso Procon já possui o status de Secretaria. Temos investido no órgão para que tenham toda a estrutura e suporte necessários para melhorar, ainda mais, os atendimentos em nossa cidade. São muitos os projetos que beneficiam a população, permitindo o exercício da cidadania e o respeito às leis que protegem as relações de consumo”, destacou o prefeito de Guarapuava, Celso Góes.
Segundo Luana Esteche, coordenadora do Procon Guarapuava, o intuito da ação foi realizar um trabalho educativo para não haver futuros descumprimentos do Código de Defesa do Consumidor.
“Hoje, Dia do Consumidor, fizemos um trabalho um pouco diferente do habitual. Estivemos trabalhando com o Procon Itinerante, que é um trabalho que já faz parte do nosso calendário semanal. Concomitante a isso, parte da equipe, esteve no comércio, fazendo uma aproximação com os fornecedores, tirando algumas dúvidas e principalmente orientando sobre precificação e vitrines.
Esse tipo de ação é muito importante porque aproxima os fornecedores e consumidores do órgão. Com isso, a gente evita que muitas demandas acabem aparecendo em razão do descumprimento do Código de Defesa do Consumidor” , ressaltou Luana.
O órgão de defesa do consumidor de Guarapuava realizou também mais uma edição do Procon Itinerante, no Terminal da Fonte, onde a equipe orientou a população sobre a renegociação de dívidas e sobre relação de consumo.
“Estivemos orientando a população sobre energia elétrica, telefone e as compras com cartões de crédito no comércio. Sabemos que esses são alguns aspectos que contribuem no superendividamento dos consumidores”, enfatizou o fiscal do Procon, Nivaldo Rosa.
Atividade desta quarta-feira (15), faz parte de um conjunto de ações do Procon Guarapuava, que continua nos dias 16 e 17 de março, com uma orientação aos alunos da Associação de Pais e Amigos dos Deficientes Visuais (APADEVI) sobre direitos dos deficientes visuais nas relações comerciais.