A Prefeitura de Guarapuava, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, realizou, na noite da última segunda-feira (20), uma reunião no Teatro Municipal Marina Karam Primak para discutir, junto aos comerciantes, a Lei municipal que dispõe sobre a política de Guarapuava em relação aos resíduos sólidos e institui o plano local de gestão integrada deste setor.
A reunião faz parte do programa Cidade+Limpa e serviu para criar pontes com os comerciantes para o desenvolvimento do projeto. O principal tópico tratado no encontro foi a educação ambiental na cidade como forma de solucionar o problema dos resíduos sólidos descartados em locais inadequados. Nesta terça-feira (21), haverá outra reunião, com o mesmo propósito, com os representantes de condomínios da cidade.
O evento contou com a presença de diversas autoridades, como o secretário municipal de Meio Ambiente, Germano Toledo Alves, e o presidente da Associação Comercial e Empresarial de Guarapuava (ACIG), Claudinei Pereira. O diretor administrativo da Companhia de Serviços de Urbanização de Guarapuava (SURG), Halmuth Brandtner, não pôde estar presente, mas foi representado pelo profissional da Companhia, Euripio Rauen Neto (Neto Rauen)
“Este é um momento ímpar, é o momento em que nós vamos virar a história dos resíduos sólidos em Guarapuava. Todos temos que nos dar as mãos. Não vamos fazer isso sozinhos”, destacou o secretário Germano Toledo, que na ocasião, representou o prefeito Celso Góes.
O diretor-presidente da ACIG, Claudinei Pereira, ressaltou a parceria entre a prefeitura e a associação nos projetos ambientais. “Não adianta a gente falar em futuro, em tecnologia, se a gente não conseguir cuidar de maneira adequada do nosso lixo. Nós, da ACIG, estamos totalmente à disposição para trabalhar junto ao nosso empresáriado, ao nosso associado, para que esse programa tenha o sucesso que Guarapuava realmente merece”, disse.
Entre as demais autoridades presentes, destacaram-se secretários municipais, vereadores, servidores municipais e profissionais da imprensa, além de empresários e trabalhadores do comércio de Guarapuava.
Após as falas das autoridades e a explanação dos profissionais da SEMAG, foi aberto um espaço para perguntas e respostas, no qual os presentes puderam sanar suas dúvidas, esclarecer pontos e fazer considerações sobre a Lei e sobre o programa.
Nesta terça-feira (21), no Teatro Municipal Marina Karam Primak, ocorre mais uma reunião do programa, desta vez com os representantes de condomínios da cidade.