Decoração de festa junina pode esconder um grande perigo

Já na primeira semana de junho escolas, igrejas, empresas e comunidade começam a se reunir para celebrar os festejos juninos. Além das comidas típicas, brincadeiras e playlist temática, as decorações com bandeirolas e luminosos também estão entre as prioridades das comemorações.

“É aí que entra a Energisa e o nosso compromisso contínuo de orientar a comunidade. Os enfeites são bonitos, as festas juninas sempre muito animadas, mas a diversão pode ser colocada em risco se logo na organização do evento não forem adotados os cuidados para evitar acidentes envolvendo eletricidade”, afirma Rodrigo Pontes Garcia, coordenador de Saúde e Segurança da Energisa Sul-Sudeste.

Entre os riscos, Rodrigo destaca o improviso nas ligações provisórias e extensões para iluminação e som em ambientes internos e externos. Por isso, não faça ligações clandestinas junto à rede elétrica externa, caso queira iluminar temporariamente uma área para o arraial. Além de crime, oferece alto risco de acidente, que pode ser fatal. Somente a Energisa pode executar ligação provisória de energia.

Outro fator importante é que qualquer serviço de instalação elétrica deve ser executado por um profissional especializado, pois com eletricidade não se pode improvisar.

“Fios escondidos ou emendados e uso de ‘Ts’ para plugar vários equipamentos em uma mesma tomada são algumas das situações que também podem causar sobrecarga, ocasionando um curto circuito, choque elétrico e até incêndios”, alerta.

Quando o assunto é decoração, a dica é nunca usar bocais de lâmpadas, fiação ou postes como suporte para pendurar enfeites como balões e bandeiras. E as dicas do especialista continuam:

Aos adeptos à tradição de acender fogueira, a maior preocupação está no fato de que estamos há alguns dias sem chuvas. Dependendo do local, com a vegetação seca, o fogo pode se alastrar de maneira incontrolável, causando incêndios de grandes proporções. “Além disso, próximo à rede elétrica, as chamas podem danificar cabos e estruturas da rede, provocando a interrupção no fornecimento de energia para milhares de pessoas, inclusive serviços essenciais”, reforça.

Deixe um comentário