Curso gratuito sobre boas práticas de higiene e manipulação de alimentos

A Divisão de Vigilância Sanitária da Vigilância em Saúde, em parceria com a Agência do Empreendedor, realizará o curso de Boas Práticas de Higiene e Manipulação em Serviços de Alimentação, com duração de 12 horas, e possibilidade de turmas noturnas e aos sábados, nos períodos da manhã e da tarde.

O curso inicia no dia 11 de abril na Vigilância Sanitária do Município e tem o objetivo de capacitar e apoiar os manipuladores de alimentos visando à proteção à saúde da população no cumprimento das legislações vigentes. As inscrições podem ser feitas na Vigilância Sanitária e na Agência do Empreendedor.

Podem participar funcionários de estabelecimentos que manipulam, preparam, armazenam ou expõem à venda alimentos preparados, tais como: restaurantes, lanchonetes, panificadora e serviços de alimentação em geral.

O conteúdo abordará a manipulação higiênica dos alimentos, doenças transmitidas por alimentos, condições higiênicas/sanitárias dos equipamentos, móveis e utensílios, Procedimento Operacional Padrão- POP’s.

Serviço:

Inscrição: Vigilância Sanitária e na Agência do Empreendedor;

Frequência: 75% para certificação;

Número de Participantes: Máximo de 15 inscritos por turma.

Ministrantes: Fernando Caetano Maria e Andressa Pereira de Souza.

O curso é totalmente gratuito e iniciará em 11 de Abril de 2022 na Vigilância Sanitária, com a primeira turma.

Deixe um comentário

Mercado de Trabalho: Projeto oferece a jovens do Paraná aprendizagem remunerada

Iniciativa do SINDIREPA, com apoio do SENAI, oferta formação teórica e prática com remuneração e carteira assinada

 

O Sindicato da Indústria de Reparação de Veículos e Acessórios no Paraná (SINDIREPA/PR), com apoio do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), lançou a primeira turma do Programa de Aprendizagem de Mecânico de Manutenção de Automóveis. O projeto inédito no estado permite que jovens entre 18 e 23 aprendam uma profissão já com a carteira assinada.

No modelo de aprendizagem remunerada, diferentemente dos cursos convencionais, além de oferecer formação teórica no SENAI, os participantes têm experiência prática dentro das oficinas mecânicas associadas ao SINDIREPA/PR.

“Esse é um programa pioneiro porque conseguimos estruturar um modelo voltado especificamente para oficinas mecânicas, algo que antes era mais comum em grandes indústrias”, explicou o diretor  do SINDIREPA, Reinaldo Crestani Junior.

Impacto na vida dos jovens

O programa já está transformando a trajetória dos participantes. Matheus Almeida Ferreira,  21 anos, viu a iniciativa como um passo decisivo na carreira. “Eu terminei o técnico em mecatrônica e comecei engenharia, mas essa experiência prática na manutenção automotiva faz toda a diferença. Estou empregado e aprendendo ao mesmo tempo”, destacou.

Para Jaciel Angeli Pedroso, 20 anos, o programa representa um futuro promissor. “Trabalho desde muito cedo, mas nunca em algo que pudesse ser uma carreira. Minha tia viu a oportunidade no Facebook e me incentivou a fazer a inscrição e, felizmente, fui aprovado no processo. Até o momento eu trabalhava vendendo doces na rua para sustentar minha família, mas vi que essa área tem grandes chances de crescimento. Quero construir uma carreira, abrir meu próprio negócio no futuro”, afirmou.

O curso também incentiva a presença feminina na mecânica automotiva. Lara Witkowski Vaz, de 20 anos, descobriu a vaga pelo Instagram da Prefeitura de Pinhais e decidiu se candidatar. “Eu já tinha interesse pela área. No Instituto Federal do Paraná, fiz técnico em informática e entrei em uma equipe de robótica. Um dos meus projetos foi um robô semiautomático e, ao montá-lo, fiquei curiosa sobre o funcionamento dos carros. Quando vi a oportunidade no SENAI, percebi que era a minha chance. Além de me qualificar, já atuo em uma área que me interessa”, relatou.

Expansão para novas áreas

O sucesso da primeira turma impulsiona novas iniciativas. O SINDIREPA/PR já tem um segundo programa estruturado, voltado para a formação de jovens na área de funilaria. “Nosso objetivo é captar mais empresas e lançar essa segunda turma ainda este ano”, afirmou Crestani.

A demanda por profissionais no setor automotivo segue em alta, e programas como esse oferecem oportunidades concretas para jovens ingressarem no mercado de trabalho com experiência comprovada. “Enquanto muitos engenheiros conhecem apenas a teoria, nossos aprendizes saem com conhecimento prático e vivência real da profissão”, ressaltou Gabriella Leal, supervisora técnica do SENAI e instrutora do programa.

Os interessados devem atender aos requisitos de idade e estar empregados em oficinas associadas ao SINDIREPA/PR. Mais informações podem ser obtidas diretamente com o sindicato.