Os agentes fiscais do Crea-PR, Regional de Guarapuava, estão percorrendo, desde a última semana, todos os pontos onde estão sendo instalados enfeites de Natal em Guarapuava e nos munícipios que compõem a regional.
No total, cinco agentes verificam, in loco, se as empresas responsáveis pelas instalações natalinas estão regulares e a segurança das atrações. Conforme o gerente da Regional de Guarapuava, Thyago Giroldo Nalim, o intuito é que todos os locais onde forem constatados serviços técnicos que requeiram a participação de um engenheiro sejam fiscalizados.
“O objetivo é buscar qualidade e segurança para a sociedade, no sentido de viabilizar que tenhamos engenheiros responsáveis pelo acompanhamento dos diversos serviços técnicos que possam ser realizados, como por exemplo, instalações elétricas temporárias, instalações estruturais, entre outras, trazendo tranquilidade para que a sociedade possa usufruir com segurança dos momentos natalinos em família”, ponderou.
Em Guarapuava, pontos como a Lagoa das Lágrimas e a rua XV de Novembro já foram fiscalizados e nenhuma regularidade foi encontrada, até o momento. Em União da Vitória, alguns pontos de instalação também já foram vistoriados.
“Com a presença do profissional aplicando as orientações técnicas, temos mais segurança para evitar qualquer tipo de acidente nessas instalações como choques ou desabamentos de estruturas, além de verificar a qualidade dos equipamentos”, completou o gerente.
Orientações profissionais para instalações natalinas domésticas
A tradição das festividades natalinas e de Ano Novo é que residências, ambientes comerciais, fachadas, sacadas, jardins, logradouros e praças sejam amplamente decorados. Neste sentido, é preciso ter atenção aos equipamentos de iluminação e o jogo de luzes que eles promovem e executam.
O Conselheiro da Câmara Especializada de Engenharia Elétrica do Crea-PR e representante da Associação Paranaense de Engenharia Elétrica (APEE), Engenheiro Elétrico, Edson Luiz Dalla Vecchia, aconselha que, de modo primordial, seja dada atenção – tanto para as decorações internas como para as externas ao tempo – à qualidade e garantia dos materiais e equipamentos a serem utilizados, para que tenham, pelo menos, a certificação do INMETRO.
Outras dicas do profissional é que, internamente às edificações:
– não sejam ligados em ‘T’s colocados em tomadas de forma que as sobrecarreguem e as aqueçam gerando um ponto propício para início de um incêndio;
– que os enfeites sejam colocados longe de cortinas, de enfeites de papel e material cortante;
– não se deixe a fiação e as ligações ao alcance das mãos das crianças;
– que se evite a instalação dos conjuntos de iluminação decorativa em estruturas metálicas, sendo de extrema importância que as instalações elétricas que alimentarão tais enfeites decorativos, sejam e estejam em boas condições, bem dimensionados, com suas manutenções em dia.
Conforme Edson, o Engenheiro Eletricista é um dos profissionais aptos a inspecionar essas instalações.
“Este profissional, por estar ciente e ser conhecedor das normas técnicas da ABNT, assim como, das Normas de Segurança em Eletricidade (NR’s) dará à instalação todas as características técnicas de seu correto dimensionamento para funcionamento a contento como também, a especificação dos equipamentos necessários e imprescindíveis para a segurança, não só dos equipamentos a serem instalados, mas também, das pessoas, usuários e/ou transeuntes que, de qualquer forma, terão contato e proximidade com tal instalação”, finalizou