A secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social informa que está retomando, gradativamente, as atividades presenciais nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS).
No início do mês, crianças e adolescentes que participam do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) voltaram a frequentar os cursos. Agora, chegou a vez dos participantes do Serviço de Proteção Integral à Família, PAIF.
O retorno ocorre em grupos, respeitando os protocolos de segurança do Plano de Contingência organizado pelo Município. “O retorno das atividades é de fundamental importância, pois estamos trabalhando com famílias e/ou indivíduos em situação de vulnerabilidade social, referenciados e acompanhados pelos CRAS”, enfatiza Cibeli Tozzi, coordenadora do Serviço de Proteção Social Básica.
PAIF
O PAIF é um conjunto de procedimentos realizados com o objetivo de contribuir para a convivência, reconhecimento de direitos e possibilidades de intervenção na vida social de famílias em situação de vulnerabilidade, além de orientações e encaminhamento a outros serviços e políticas públicas. Este trabalho estimula as potencialidades das famílias e da comunidade, promove espaços coletivos de escuta e troca de vivências.
As principais ações são de intervenção individual e coletiva abrangendo a acolhida, o estudo social, visitas domiciliares, acompanhamento familiar, oficinas, ações comunitárias e particularizadas, além do encaminhamentos para outros atendimentos necessários.
SCFV
O SCFV é um serviço da Proteção Social Básica que oferece atividades com o intuito de despertar potencialidades individuais e sociais para proporcionar uma emancipação pessoal. Com oficinas de violão, musicalização, contação de histórias, judô, futsal, futebol, ginástica, artesanato e atividades socioeducativas.
Enquanto os serviços para os idosos não voltam, os participantes podem acompanhar os diversos vídeos produzidos pela equipe e que estão disponíveis na página do Facebook do Serviço de Convivência.