Na semana que passou, de 31 de outubro a 6 de novembro, Guarapuava não registrou nenhum caso novo de Covid-19 e nem uma morte por causa da doença. É a primeira vez que isto ocorre, neste ano, segundo a Secretaria Municipal de Saúde.
A ótima notícia, conforme a secretária de Saúde do Município, Chayane Andrade, deve-se à constante campanha pela vacinação no município e pela iniciativa das pessoas em procurarem pelo imunizante. Atualmente, Guarapuava conta com 95% de sua população com a cobertura vacinal em dia.
“A pandemia não acabou e este é um problema com o qual vamos ter que conviver. No entanto, com a adesão às vacinas, não temos dúvidas de que vamos conseguir superar o problema. Nossa população e nossas equipes de saúde estão de parabéns, pois na última semana não tivemos nenhum óbito e nenhum caso de COVID-19 em Guarapuava. Espero que continuemos assim. Mas isto só será possível se cumprirmos com o cronograma vacinal. Adultos e crianças precisam estar em dia com as doses”, ponderou Chayane.
A enfermeira responsável pelo setor de epidemiologia do município, Marlene Borecki, também comemorou o fato de não haver novos casos de Covid-19 na última semana. Ela reiterou que a ampla cobertura vacinal em Guarapuava é fator primordial para que os casos diminuam ou, até mesmo, cheguem a zero, como ocorreu na última semana.
“Este é um número que nos deixa muito felizes. Foram anos de números sempre positivos, com muitos óbitos no município, mas agora, zeramos esta semana, tanto para os óbitos quanto para os novos casos. Por isso, temos muito a comemorar. Mas o alerta continua. Todos devem buscar a vacinação”, defendeu Marlene.
Até o momento, conforme a secretaria, Guarapuava acumula 51.532 casos de pessoas infectadas pelo vírus, desde que este surgiu em 2020. Deste total, 692 pessoas morreram por causa da doença.
Vacinação
O cronograma de vacinação contra a Covid-19, que começou nessa segunda-feira, (07), disponibiliza a aplicação para 1ª, 2ª, 3ª, 4ª e 5° doses.
As vacinas estão disponíveis nas Unidades Básicas de Saúde (UBS’s), e no Cisgap. Os atendimentos começam das 9h da manhã às 12h, e retornam das 13h às 17h. Para receber o imunizante, é preciso ter em mãos um documento oficial com foto (RG, Carteira de Trabalho ou CNH), CPF, Carteirinha de Vacinação e o cartão do SUS.
A secretaria reforça que as doses disponíveis são limitadas e a entrega de senhas se encerra uma hora antes de a unidade fechar.
Confira o cronograma para adultos:
1ª dose
– Repescagem para adolescentes de 12 a 17 anos;
– 18 anos ou mais.
2ª dose
– Astrazeneca – 8 semanas a partir da data da aplicação da 1ª dose;
– Coronavac – 28 dias a partir da data da aplicação da 1ª dose;
– Pfizer- 21 dias a partir da data da aplicação da 1ª dose.
3ª dose
– Para gestantes, com a fabricante Coronavac ou Pfizer;
– Para quem tomou a 2ª dose de: Astrazeneca, Coronavac, Pfizer, há 4 meses ou mais;
– Para imunocomprometidos, que tomaram a 2ª dose há 28 dias ou mais;
– Dose de reforço para quem tomou a 1ª dose de Janssen há 2 meses ou mais.
4ª dose
– Pessoas com 20 anos ou mais
– Imunocomprometidos, que tomaram a 3° dose há mais de 4 meses ou mais;
– Profissionais da área da saúde.
5° dose
– Imunocomprometidas de 40 anos ou mais, que tomaram a 4° dose há 4 meses ou mais.
Nesta semana não haverá aplicação da fabricante Janssen.