Covid-19: Guarapuava é a terceira cidade que mais vacinou até agora no Paraná

O Paraná é proporcionalmente o Estado que mais aplicou vacinas contra a Covid-19 no país. Até esta terça-feira (15), os 399 municípios paranaenses haviam aplicado pouco mais de 45% das doses encaminhadas pelo Ministério da Saúde. Apenas outros três estados se aproximam do Paraná em números absolutos.

Algumas cidades como Guarapuava, ajudam o estado a se destacar. O volume do trabalho na força tarefa, segue avançando com a Campanha Guarapuava Imunizada.

Por ordem de tamanho populacional, Curitiba, a capital atendeu 32,45% da população, com aplicação de 568.456 doses, atendendo a população acima de 54 mais.

Londrina com 32,04% da população já vacinada, tendo aplicado 162 mil doses a população acima de 50 anos. Maringá com 48,91%, tendo aplicado 174.656 doses, para uma população com idade acima de 51 anos. Ponta Grossa já vacinou 21,94% aplicando 68.368 doses a uma população com idade acima de 53 anos. Cascavel já atendeu 29,96% com aplicação de 85.745 doses vacinando a população acima dos 51 anos de idade.

Guarapuava aparece entre os municípios que se destacam, alcançando números de pessoas vacinadas semelhante a cidades com mais habitantes. São 32,14% da sua população já vacinada, com aplicação de 58.693 doses. E nesta terça – feira (15), estes números devem avançar bastante porque atende a população com 50 anos mais, comorbidades, grupos prioritários e ainda funcionários do ensino superior.

Levando em consideração os dados populacionais, Guarapuava aparece em terceiro lugar no ranking estadual, perdendo apenas para Maringá e Curitiba, mas à frente de Londrina, Cascavel e Ponta Grossa.

1 – Maringá – 48,91% (174.656 doses)

2 – Curitiba – 32,45% (568.456 doses

3 – Guarapuava – 32,14% (58.693 doses)

4 – Londrina – 32,04% (162.356 doses)

5 – Cascavel – 29,96% (85.745 doses)

6 – PONTA GROSSA – 21,94% (68.368 doses)

Deixe um comentário

Guarapuava recebe veículo para reforçar políticas públicas voltadas às mulheres

Entrega foi realizada durante evento Cuida + Paraná, em Curitiba

Durante o evento Cuida + Paraná, realizado nessa segunda-feira (31), em Curitiba, a vice-prefeita Rosângela Virmond e a secretária municipal de Políticas Públicas para as Mulheres, Márcia Costa, representaram Guarapuava no lançamento do Programa Recomeço, uma iniciativa pioneira do governador Ratinho Junior voltada ao apoio de mulheres em situação de violência doméstica e familiar.

“Muitas vezes, a mulher não consegue sair da casa onde sofre violência porque depende financeiramente do agressor. Esse auxílio proporciona uma renda mínima para que ela possa recomeçar sua vida com liberdade”, afirmou o governador Ratinho Junior ao sancionar a lei.

O programa prevê o Auxílio Social Mulher Paranaense, um benefício que repassará 50% do salário-mínimo nacional para mulheres em situação de vulnerabilidade social.

“A gestão municipal tem o compromisso com a pauta do enfrentamento à violência e da valorização da mulher guarapuavana. Por isso, vamos viabilizar os programas e recursos para fortalecer esse trabalho, principalmente para aquelas que mais precisam”, afirmou a vice-prefeita Rosângela Virmond.

Ampara – Para garantir que as mulheres tenham acesso ao programa, o Governo do Estado fez uma parceira com a Defensoria Pública, por meio do projeto Ampara – Atendimento à Mulher Paranaense, também lançado durante o evento. O serviço vai oferecer atendimento online e gratuito. O Ampara conta com uma equipe multidisciplinar composta exclusivamente por mulheres, garantindo sigilo, segurança da informação e acolhimento especializado.

Novo Carro – Guarapuava foi um dos 72 municípios paranaenses selecionados pela SEMIPI (Secretaria da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa) a receber um veículo zero quilômetro, que será utilizado para fortalecer as ações de enfrentamento à violência contra a mulher e ampliar o acesso às políticas públicas voltadas ao público feminino.

O veículo servirá para reforçar o combate à violência de gênero em cidades que desenvolvem políticas voltadas às mulheres. “A entrega do veículo representa um importante avanço no fortalecimento da rede de apoio no município e na ampliação da efetividade das políticas públicas voltadas às mulheres”, destacou a secretária municipal da Mulher, Márcia Costa.