Corpo de Bombeiros recebe 15 novas viaturas do Estado

Em comemoração aos 108 anos do Corpo de Bombeiros do Paraná, nessa quinta-feira (08), em cerimônia, realizada no Quartel do Comando-Geral, em Curitiba, o governador do Paraná, Ratinho Junior, entregou à corporação 15 novas viaturas, incluindo quatro caminhões autobomba tanque. O investimento nos veículos foi de cerca de R$ 4,5 milhões.

“Hoje é um dia muito importante para o Estado, quando se comemoram os 108 anos de história dos nossos bombeiros, que são reconhecidos nacionalmente como uma tropa de elite, muito bem treinada e sempre pronta para cumprir a sua missão. São homens e mulheres que colocam sua vida em risco para cuidar e salvar a vida da população paranaense”, disse o governador.

Segundo Ratinho Junior, o Governo do Estado investe fortemente para modernizar as forças que atuam na segurança. Além dos caminhões, também foram entregues vans para o transporte de equipes e dois micro-ônibus, que serão enviados a diferentes regiões do Paraná. O investimento realizado na renovação da frota da corporação, desde o ano passado, é de aproximadamente R$ 35 milhões. Quase metade dos veículos em operação são novos.

“Nosso planejamento, por meio da secretaria da Segurança Pública e pela própria corporação, prevê sempre modernizar a frota e os equipamentos, para trazer aos bombeiros paranaenses aquilo que tiver de melhor no mundo”, afirmou o governador. “Se temos uma tropa de elite, o maquinário que eles utilizam precisa ser o melhor disponível, para garantir sua própria proteção e também para que o trabalho seja cada vez mais eficaz”, acrescentou.

Renovação – Além do que foi entregue na quinta-feira, o Corpo de Bombeiros recebeu, nos últimos meses, 138 novos veículos, seis aparelhos desencarceradores (para resgatar vítimas presas em veículos acidentados), 20 caminhões, 20 ambulâncias, seis caminhonetes 4×4 e outros dois micro-ônibus.

O comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Samuel Prestes, ressaltou que a renovação torna a corporação cada dia mais moderna. “Além de todos esses equipamentos e viaturas, até o nosso uniforme vai passar por um avanço tecnológico. Tudo faz parte de um planejamento estratégico para que os bombeiros prestem serviços cada vez melhores à comunidade”, afirmou.

Unidades – O secretário estadual da Segurança Pública, Romulo Marinho Soares, ressaltou que, até 2022, 75% da frota dos bombeiros deve ser renovada. “Também planejamos ampliar a presença da corporação no território paranaense, com a construção de novas unidades nos municípios. Essa modernização e ampliação é uma necessidade constante dentro do Corpo de Bombeiros, como também a capacitação dos profissionais que atuam nesta área”, disse.

Deixe um comentário

Inscrições abertas para a VII Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa

Evento será realizado no dia 29 de abril no Auditório Francisco Contini da Unicentro

Guarapuava se prepara para a VII Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, que ocorrerá no dia 29 de abril, no Auditório Francisco Contini da Unicentro, Campus Santa Cruz, das 08h às 12h e das 13h às 17h. O evento tem como objetivo discutir a construção de políticas públicas que promovam o envelhecimento saudável e a defesa dos direitos da pessoa idosa.

As inscrições já estão abertas para representantes do poder público, sociedade civil, entidades de defesa de direitos, grupos de idosos e qualquer pessoa interessada na temática. Para se inscrever, basta acessar o link  AQUI.

Durante a conferência, serão discutidos temas como a superação das barreiras ao envelhecimento digno, os desafios enfrentados pela população idosa em Guarapuava e a necessidade de ações que promovam a equidade entre as gerações. Um dos pontos altos do evento será a eleição de seis delegados, que representarão o município na VII Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa.

A importância da conferência é ressaltada pela Secretária Municipal de Assistência Social, Helena Francisca Alves. “Este é um momento fundamental para planejarmos o futuro da pessoa idosa em Guarapuava. A presença de todos é imprescindível para garantir que as políticas públicas reflitam as necessidades de nossa população idosa e que suas vozes sejam ouvidas e respeitadas”.