Na noite dessa segunda-feira (19), a Secretaria de Cultura (SECULT), promoveu uma noite de muita emoção e encantamento. O Coral Municipal, apresentou o recital “Cantos em Cantos”, para o público que lotou o Teatro Marina Karam Primak. O espetáculo trouxe um repertório variado de músicas populares, nacionais e internacionais. Foram 35 apresentações, e entre as músicas estiveram “Easy on Me”; “Depois do Universo”; “Carinhoso”; “Anunciação”, entre outras que fizeram e fazem muito sucesso. Na noite de espetáculo, veteranos e iniciantes puderam mostrar o seu talento.
“Sinto muito orgulho do nosso coral, e esse evento é na verdade uma homenagem para as famílias dos nossos coralistas. Quando cada um deles assiste às apresentações, conseguem perceber a importância que cada voz tem para o coletivo, dessa forma, os pais ficam conhecendo o talento dos seus filhos. Portanto, essa noite é a oportunidade que os coralistas têm de mostrar esse talento e ao mesmo tempo, ter o contato com o público e consequentemente, serem aplaudidos e reconhecidos”, declarou a secretária de Cultura, Rita Felchak.
O Coral é de caráter formativo e visa o crescimento técnico-musical dos cantores, por meio disso, diferentes áreas são trabalhadas, tais como, desenvolvimento cognitivo, psicomotor e social, aquisição de habilidades novas e auxílio na linguagem e comunicação. A área técnica inclui conteúdos como: afinação, respiração, ressonância, timbragem e ritmo. E, neste ano, foram trabalhadas as bases da técnica vocal e alguns ajustes vocais, dando aos alunos as ferramentas necessárias para o canto. Atualmente, o Coral Municipal conta com 64 coralistas, de diversas idades.
“Hoje apreciamos apresentações de alunos veteranos que já estão no coral há algum tempo, porém também tivemos apresentações de alunos iniciantes. Meu pedido é que assistam não com julgamento comparativo, mas sim com apreciação, pois todos esses alunos derrotaram gigantes para estar aqui cantando para nós. Esse momento é muito especial tanto para os veteranos como para os iniciantes, muitos foram os desafios para chegar até aqui e todos merecem aplausos”, destaca o maestro Fernando Antonio Pinto.
Durante o evento, ocorreu ainda, homenagens direcionadas à secretária de Cultura, Rita Felchak e ao maestro Fernando Antonio Pinto. A ocasião reforçou a importância do Coral Municipal, que há décadas tem realizado um trabalho que encanta muitas pessoas por meio das canções, além de despertar em pessoas de todas as idades, a paixão pela arte e pelo canto.