Coral Municipal apresenta recital Cantos em Cantos

Na noite dessa segunda-feira (19), a Secretaria de Cultura (SECULT),  promoveu uma noite de muita emoção e encantamento. O Coral Municipal, apresentou o recital “Cantos em Cantos”, para o público que  lotou o Teatro Marina Karam Primak. O espetáculo trouxe um repertório variado de músicas populares, nacionais e internacionais. Foram 35 apresentações, e entre as músicas estiveram “Easy on Me”; “Depois do Universo”; “Carinhoso”; “Anunciação”, entre outras que fizeram e fazem muito sucesso. Na noite de espetáculo, veteranos e iniciantes puderam mostrar o seu talento.

“Sinto muito orgulho do nosso coral, e esse evento é na verdade uma homenagem para as famílias dos nossos coralistas. Quando cada um deles assiste às apresentações, conseguem perceber a importância que cada voz tem para o coletivo, dessa forma, os pais ficam conhecendo o talento dos seus filhos. Portanto, essa noite é a oportunidade que os coralistas têm de mostrar esse talento e ao mesmo tempo, ter o contato com o público e consequentemente, serem aplaudidos e reconhecidos”, declarou a secretária de Cultura, Rita Felchak.

O Coral é de caráter formativo e visa o crescimento técnico-musical dos cantores, por meio disso, diferentes áreas são trabalhadas, tais como, desenvolvimento cognitivo, psicomotor e social, aquisição de habilidades novas e auxílio na linguagem e comunicação. A área técnica inclui conteúdos como: afinação, respiração, ressonância, timbragem e ritmo. E, neste ano, foram trabalhadas as bases da técnica vocal e alguns ajustes vocais, dando aos alunos as ferramentas necessárias para o canto. Atualmente, o Coral Municipal conta com 64 coralistas, de diversas idades.

“Hoje apreciamos apresentações de alunos veteranos que já estão no coral há algum tempo, porém também tivemos apresentações de alunos iniciantes. Meu pedido é que assistam não com julgamento comparativo, mas sim com apreciação, pois todos esses alunos derrotaram gigantes para estar aqui cantando para nós. Esse momento é muito especial tanto para os veteranos como para os iniciantes, muitos foram os desafios para chegar até aqui e todos merecem aplausos”, destaca o maestro Fernando Antonio Pinto.

Durante o evento, ocorreu ainda, homenagens direcionadas à secretária de Cultura, Rita Felchak e ao maestro Fernando Antonio Pinto. A ocasião reforçou a importância do Coral Municipal, que há décadas tem realizado um trabalho que encanta muitas pessoas por meio das canções, além de despertar em pessoas de todas as idades, a paixão pela arte e pelo canto.

Deixe um comentário

Prefeitura abre inscrições para Programa Habitacional Vida Digna 2 na próxima segunda

O programa oferece às famílias a possibilidade concreta de acesso à moradia digna, com critérios claros e baseados na legislação federal

A Prefeitura de Guarapuava, juntamente com a Secretaria de Habitação, abre as inscrições para seleção 99 beneficiários do Programa Habitacional Vida Digna 2, que faz parte do Programa Minha Casa, Minha Vida – Faixa 1. As etapas são: cadastro, avaliação do cadastro e a hierarquização das famílias dentro das seleções do decreto. Essa iniciativa visa assegurar uma moradia digna para famílias que se encontram em situação de vulnerabilidade social.

O programa oferece às famílias a possibilidade concreta de acesso à moradia digna, com critérios claros e baseados na legislação federal. A participação na seleção pode significar uma mudança verdadeira na vida dos beneficiários, oferecendo mais segurança, estabilidade e pertencimento.

As inscrições abrem na próxima segunda-feira (14), e podem ser feitas online ou presencialmente, na prefeitura das 8h às 11h ou na Secretaria de Habitação durante o horário comercial. As inscrições presenciais precisam ser agendadas e podem ser feitas AQUI.

Secretário de Habitação, Gustavo Pedrosa, destacou como serão realizadas as inscrições. “As famílias que desejarem realizar o agendamento poderão ser atendidas na Prefeitura, das 8h às 11h, nos guichês do Alvará. Também estaremos atendendo durante todo o dia, em horário comercial, na Secretaria de Habitação. Convidamos todas as famílias a se inscreverem, esta é uma excelente oportunidade para conquistar a casa própria”, disse o secretário.

Para participar é necessário atender aos seguintes critérios cumulativos:

Ter mais de 18 anos;
Possuir renda familiar mensal bruta de até R$ 2.850,00;
Residir em Guarapuava há pelo menos dois anos;
Não possuir imóvel residencial em seu nome (exceto em situações previstas em lei);
Não ter sido beneficiado anteriormente por programas habitacionais de interesse social;
Estar regularmente inscrito e com dados atualizados no Cadastro Único (CadÚnico).

Documentos necessários para inscrição:

Os interessados deverão apresentar os seguintes documentos do titular e dos membros da família maiores de 18 anos:

Documento de identificação com foto (RG, CNH, Título de Eleitor, Certificado de Alistamento Militar, etc.);
CPF e, no caso de filhos menores, certidão de nascimento;
Comprovante de residência atualizado;
Comprovantes de renda familiar;
Atestado médico com CID (caso haja doença diagnosticada);

As inscrições online poderão ser feitas AQUI , a partir do dia 14 de abril