Crianças de 5 a 10 anos que frequentam a rede pública de ensino em todo o Paraná estão convidadas a participar do I Concurso de Desenho do Programa Iluminando Gerações, que incentiva o conhecimento sobre o uso seguro e eficiente da energia elétrica nas escolas. O objetivo ação é estimular a criatividade dos pequenos estudantes e promover a conscientização sobre a importância da energia elétrica e como usá-la de forma responsável, sem desperdícios.
A inscrição é gratuita e estará aberta para turmas de todo o Ensino Fundamental I, ao longo do mês de setembro. Ela deve ser feita pelos professores ou instituições de ensino, no site da Copel. Os desenhos mais originais em forma e conteúdo serão premiados com kits de pintura. Para o primeiro colocado de cada categoria, serão entregues um tablet para a criança e um computador para sua escola.
As ilustrações devem trazer como tema o uso da eletricidade no dia a dia, os perigos do seu uso inseguro e formas de economizar, entre outros tópicos trabalhados pelo programa Iluminando Gerações. As atividades devem ser realizadas em sala de aula, sob a supervisão dos professores, que auxiliarão os alunos a desenvolverem suas habilidades criativas.
Programa – Há mais de 30 anos, o programa educativo Iluminando Gerações desenvolve atividades e disponibiliza conteúdo para uso nas escolas sobre o uso seguro e eficientes da energia elétrica, relacionando esses temas a conceitos de sustentabilidade.
O programa conta com kits de material escolar, série de vídeos disponíveis no YouTube e dois jogos que podem ser baixados em celulares Android: o “Se liga” e o “Click Esperto”, que ensinam sobre o bom uso da energia, são gratuitos e podem ser jogados sem conexão à internet.
Serviço:
I Concurso de desenhos Iluminando Gerações
Inscrições até 30 de setembro, abertas a toda rede pública de ensino
Categoria 1 – Alunos de 1° e 2° anos do Ensino Fundamental I
Categoria 2 – Alunos de 3°, 4º e 5º anos do Ensino Fundamental I
O resultado será divulgado a partir de 14 de outubro, com entrega das premiações nas escolas