CONTRAN define escalonamento para realização do exame toxicológico

Os cerca de dois milhões e meio de motoristas das categorias C, D e E que ainda não fizeram o exame toxicológico periódico pendente, terão a oportunidade de regularizar a situação através do escalonamento determinado pelo Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN):
bague argent et turquoise homme
pigiama sanitario estivo
set pennarelli bambini
brandon aiyuk jersey
obuv sabatky
louis vuitton shoulder bag mens
set pennarelli bambini
jomos instapper Belgium
polyimide magnet wire
jayden daniels jersey
κολλα νυχιων jumbo
hh mellény női
γυναικεια κολαν κοντα
zimowe nike presto
odpady pneumatiky

– Até 31 de março de 2024 para motoristas com a CNH cuja validade expira entre janeiro e junho, independentemente do ano;

– Até 30 de abril de 2024 para motoristas com a CNH cuja validade expira entre julho e dezembro, independentemente do ano.

A deliberação Ad Referendum do CONTRAN foi publicada no Diário Oficial da União nesta sexta-feira, dia 26 de janeiro de 2024.

O prazo de 180 dias originalmente conferido para a realização do exame toxicológico periódico pendente havia expirado no dia 28 de dezembro, havendo, é certo, o prazo adicional de tolerância de trinta dias previsto no Código de Trânsito Brasileiro.

Antes do encerramento desse prazo, o CONTRAN o prorrogou, criando um escalonamento em dois grupos de modo a preservar a frequência de testagem e, com isso, a eficácia da política pública, permitindo que os motoristas cumpram com a sua obrigação legal e evitem a multa imediata.

Além da multa por dirigir com o exame toxicológico vencido prevista no Artigo 165-B, há também a multa por deixar de fazer o exame no prazo correto, conforme prevê o Artigo 165-D do Código de Trânsito Brasileiro. Além disso, o condutor que não realizar o exame também está sujeito à penalidade de suspensão do direito de dirigir.
A obrigatoriedade da realização do exame está prevista na Lei Nº 14.599, de 19 de junho de 2023.

Como é feito o exame

O exame toxicológico de larga janela de detecção é um exame laboratorial não invasivo, não infectante e indolor, capaz de detectar se houve consumo abusivo de substâncias psicoativas em um período de 90 a 180 dias anteriores à coleta. Para isso, são usadas amostras de cabelos, pelos ou unhas. Em média, o exame custa R$135.

Sobre a ABTOX

A Associação Brasileira de Toxicologia (ABTOX) tem a missão de suportar a aplicação do exame toxicológico de larga janela de detecção, poderosa ferramenta de combate preventivo ao uso abusivo de substâncias psicoativas, divulgando seus resultados e propondo sua aplicação para o exercício de todas as atividades ou profissões de risco. Saiba mais: www܂abtox܂org܂br

Deixe um comentário