Conselho da Promoção da Igualdade Racial visita Guarapuava

A Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (Semads), recebeu nesta quarta-feira (26), uma visita da comitiva do Conselho Estadual de Promoção da Igualdade Racial (Consepir), composta pelo presidente do órgão do Estado, Saul Dorval, e o vice, Alexandre Cezar. Durante o encontro a equipe técnica municipal pode esclarecer algumas dúvidas principalmente relacionada a composição do conselho e a importância das discussões sobre o tema em Guarapuava.

A vinda dos representantes do Conselho Estadual é de suma importância para nós, porque com isso, conseguimos esclarecer algumas dúvidas e ter o apoio deles para que o quanto antes tenhamos esse conselho municipal tão importante atuando”, salientou a secretária da Semads, Rosângela dos Santos Virmond.

O município conta com a Lei Nº 2899/2018, que instituiu a criação do Conselho de Promoção da Igualdade Racial de Guarapuava (Consepirg), que ao passar dos anos, vem se articulando com a sociedade com a finalidade de formular e acompanhar as políticas que promovam a igualdade racial. “Guarapuava já possui um conselho, que está sendo articulado com os segmentos previsto na lei municipal para que possamos efetivá-lo. E, com essa visita da comitiva, vai nos auxiliar nestas próximas etapas, como reuniões com os movimentos e também o lançamento de um banco de projetos”, explicou a secretária executiva dos conselhos, Jeane Ramos Silvério Garcia.

 A comitiva do Consepir já percorreu 45 municípios, com o objetivo de interiorizar as políticas de promoção da igualdade racial e direitos humanos, e constituir o sistema de promoção de igualdade racial do Estado do Paraná. “O Paraná é o primeiro Estado no Brasil a construir o sistema, que é composto de conselhos municipais, plano de igualdade racial do município e também o fundo de promoção da igualdade racial. Percebemos que Guarapuava vem desenvolvendo um belo trabalho na área de assistência social e dos direitos humanos. ”, destacou o presidente do Conselho Estadual, Saul Dorval.

Deixe um comentário

Prefeitura abre inscrições para Programa Habitacional Vida Digna 2 na próxima segunda

O programa oferece às famílias a possibilidade concreta de acesso à moradia digna, com critérios claros e baseados na legislação federal

A Prefeitura de Guarapuava, juntamente com a Secretaria de Habitação, abre as inscrições para seleção 99 beneficiários do Programa Habitacional Vida Digna 2, que faz parte do Programa Minha Casa, Minha Vida – Faixa 1. As etapas são: cadastro, avaliação do cadastro e a hierarquização das famílias dentro das seleções do decreto. Essa iniciativa visa assegurar uma moradia digna para famílias que se encontram em situação de vulnerabilidade social.

O programa oferece às famílias a possibilidade concreta de acesso à moradia digna, com critérios claros e baseados na legislação federal. A participação na seleção pode significar uma mudança verdadeira na vida dos beneficiários, oferecendo mais segurança, estabilidade e pertencimento.

As inscrições abrem na próxima segunda-feira (14), e podem ser feitas online ou presencialmente, na prefeitura das 8h às 11h ou na Secretaria de Habitação durante o horário comercial. As inscrições presenciais precisam ser agendadas e podem ser feitas AQUI.

Secretário de Habitação, Gustavo Pedrosa, destacou como serão realizadas as inscrições. “As famílias que desejarem realizar o agendamento poderão ser atendidas na Prefeitura, das 8h às 11h, nos guichês do Alvará. Também estaremos atendendo durante todo o dia, em horário comercial, na Secretaria de Habitação. Convidamos todas as famílias a se inscreverem, esta é uma excelente oportunidade para conquistar a casa própria”, disse o secretário.

Para participar é necessário atender aos seguintes critérios cumulativos:

Ter mais de 18 anos;
Possuir renda familiar mensal bruta de até R$ 2.850,00;
Residir em Guarapuava há pelo menos dois anos;
Não possuir imóvel residencial em seu nome (exceto em situações previstas em lei);
Não ter sido beneficiado anteriormente por programas habitacionais de interesse social;
Estar regularmente inscrito e com dados atualizados no Cadastro Único (CadÚnico).

Documentos necessários para inscrição:

Os interessados deverão apresentar os seguintes documentos do titular e dos membros da família maiores de 18 anos:

Documento de identificação com foto (RG, CNH, Título de Eleitor, Certificado de Alistamento Militar, etc.);
CPF e, no caso de filhos menores, certidão de nascimento;
Comprovante de residência atualizado;
Comprovantes de renda familiar;
Atestado médico com CID (caso haja doença diagnosticada);

As inscrições online poderão ser feitas AQUI , a partir do dia 14 de abril