A Secretaria de Cultura promoveu a II Conferência Municipal de Cultura e Patrimônio Histórico de Guarapuava, com a temática: “Ações e Estratégias para o Fortalecimento da Cultura de Guarapuava: construção do Plano Municipal de Cultura”. O evento de fomento cultural, teve por objetivo apresentar o novo Plano e empossar os novos Conselheiros Municipais de Cultura.
Nas pré-conferências, que ocorreram no mês passado, foram realizados grupos de discussão sobre eixos temáticos que contemplam os diversos segmentos da área artística do município, representados nas seguintes áreas: audiovisual e artes visuais; música; dança, literatura, livro e leitura; manifestações populares, cultura tradicional e étnica, para definição de metas e estratégias para a gestão cultural da cidade. Nessas reuniões, foram eleitos os conselheiros e delegados que a partir de agora, representarão a cultura de Guarapuava, compondo o Conselho Municipal de Cultura.
Para o prefeito Celso Góes, há alguns anos, tudo o que está sendo concretizado, não passava de um sonho distante.
“Rita e eu, sempre sonhamos com este momento. Sabíamos que a nossa cidade precisava ser valorizada no ramo cultural, em todos os seus setores. Era uma de nossas principais preocupações, pois fazer cultura num País com tantos ataques ofensivos aos artistas é muito difícil. Portanto, passamos a achar que somente com a criação da Secretaria de Cultura, esses problemas poderiam ser resolvidos aqui. O início disso foi a discussão de políticas no âmbito cultural”, afirmou o prefeito.
Segundo a secretária da Cultura, Rita Felchak, o momento é o início de um novo marco da história, além de ser a celebração das forças e riquezas da Cultura de Guarapuava, por meio das políticas culturais tão dialogadas nos últimos meses.
“Em quarenta anos de carreira, é a primeira vez que vejo a classe artística tão presente e unida, o que torna esse momento ainda mais especial. Aliás, é uma emoção enorme estar nesse teatro maravilhoso e com uma plateia que é significativa e importante para a cultura guarapuavana.
É uma honra estarmos reunidos com tantas pessoas que fazem e já fizeram tanto pela cultura do município. Nesta noite, posso dizer que estou grata pelo comprometimento de cada um, e sabemos que a partir de agora teremos muito trabalho, mas com certeza juntos faremos muito”, enfatizou Rita Felchak.
Para um dos empossados durante a Conferência, Cristhian Lucas, é uma honra compor o Conselho representando a gestão municipal em um espaço reservado pró-diálogo e para tomadas de decisões junto à sociedade civil.
“Este mecanismo que é o Conselho, garante que os interessados, os artistas e produtores culturais, sejam ouvidos e seus interesses defendidos, e isso é muito importante. Porque são justamente estas pessoas que sabem mais do que ninguém os desafios da sua área de atuação e de como podemos fazer políticas culturais efetivas para ajudá-los”, destacou o novo conselheiro.
Ainda, segundo aponta o prefeito, esta conferência é para todos, um dos momentos mais importantes da história da cultura de Guarapuava.
“De fato, tudo isso que estamos vendo ser concretizado, foi construído com muita dificuldade. Agora podemos dizer que conseguimos o que realmente torna a noite de hoje um dos marcos mais importante, sobressaindo ainda ao dia que foi criado a Secretaria por unanimidade na Câmara Municipal.
Pois hoje, é o primeiro resultado conquistado, onde estamos mostrando o quanto é importante fazer a cultura que os guarapuavanos merecem e precisam, sobretudo, para os munícipes da periferia, que não têm acesso a ela, também valorizando os nossos artistas”, finalizou o prefeito.
Participaram da ocasião, vereadores e vereadoras, secretários e secretárias municipais, servidores municipais, além da comunidade cultural guarapuavana e demais autoridades.