Conferência da Pessoa com Deficiência destaca papel do Conselho Municipal
Com apresentações culturais, artísticas e uma palestra magna, ocorreu, nesta quarta-feira (06), no auditório Francisco Contini, da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), a abertura da VI Conferência da Pessoa com Deficiência, promovida pela Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (SEMADS) e pelo Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (COMDDEG).
O evento ocorreu de forma híbrida, presencialmente e com transmissão pelo canal do YouTube da Universidade. Para iniciar a noite, houve uma apresentação musical de Luan Chagas e Evanise Andrade, deficientes visuais atendidos pela Associação dos Pais e Amigos do Deficientes Visuais (APADEVI). “Esse espaço é muito importante para ouvirem nossas demandas e juntos encontrarmos formas de consolidar nossos direitos, integrando ações de toda a sociedade”, disse Evanise.
Os convidados e autoridades que discursaram, fizeram audiodescrição, recurso que traduz imagens em palavras, permitindo que pessoas cegas ou com baixa visão consigam compreender conteúdos audiovisuais ou imagens, uma ação de inclusão. O recurso foi destacado na fala do vice-prefeito de Guarapuava, Samuel Ribas, que participou representando o Executivo Municipal. Ele afirmou que é dever de todos os órgãos, em conjunto com entidades e conselhos, criar políticas públicas para pessoas com deficiência e dar efetividade às já existentes.
“Nós sabemos que não só de discurso, não só de lei, não só de regras, que alcançaremos a autonomia de direito, a independência e o acesso integral a todas as políticas públicas e a liberdade que todo cidadão tem direito. Mas, como representantes eleitos, temos o dever de ouvir a nossa população, ouvir a nossa sociedade para que todos juntos possamos dar uma uma vida melhor, uma vida mais justa para todos que enfrentam qualquer tipo de deficiência em sua vida”, enfatizou Samuel.
Nilton Zaroski, presidente do COMDEG, salientou a importância da conferência na busca de inclusão e diálogo entre os deficientes e a comunidade. “É um espaço de diálogo, onde as pessoas com deficiência e a sociedade possam entender, discutir e reivindicar ações diante suas necessidades. Nós, como conselho, temos o papel de auxiliar essas pessoas, mediando e reivindicando esses direitos ao poder público”, declarou.
Ainda durante a noite foi proferida uma palestra sobre os direitos das pessoas com deficiência pelo Procurador Federal aposentado e presidente da Associação RS Paradesporto, Luiz Carlos Portinho. “A gente está unido enquanto movimento das pessoas com deficiência, fortalecendo esses ambientes que são os nossos conselhos de participação, que são tão importantes na nossa luta exatamente pela implementação dos direitos e conquistas”, salientou.
Entre os participantes, estavam vereadores e vereadoras, o Deputado Estadual Artagão de Matos Leão Junior, representantes da Deputada Estadual Cristina Silvestri, autoridades civis, além de representantes das entidades parceiras e que fazem parte do conselho.
Segundo Dia
Neste segundo dia, serão promovidos debates dentro dos eixos de discussão, palestras com o Desembargador Ricardo Tadeu Marques da Fonseca; e o Professor Ottmar Teski, assessor parlamentar do Senado Federal e a eleição dos delegados para a Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência. Para ter acesso a programação, clique aqui.
As atividades também ocorrem de forma híbrida, presencial e com transmissão por meio do canal da Unicentro no Youtube.