Eleição suplementar para preenchimento de vagas para o Conselho Tutelar

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (COMDICA) de Guarapuava está com um edital aberto para a admissão de novos conselheiros tutelares. Devido à renúncia de dois membros, um dos polos do Conselho Tutelar está com apenas quatro integrantes, quando o mínimo necessário para seu pleno funcionamento é de cinco.

Para solucionar o problema, o Conselho Municipal está promovendo um processo de escolha suplementar e emergencial, com o objetivo de preencher as vagas em aberto. O edital já foi divulgado, estabelecendo os critérios e requisitos para os candidatos interessados. Um conselheiro assumirá o posto de imediato e os demais ficarão como suplentes.

Conforme as normas estabelecidas, os aspirantes ao cargo de conselheiro tutelar devem comprovar idoneidade moral, ter residência mínima de três anos na cidade de Guarapuava, experiência na área e ensino médio completo. As inscrições estão abertas até o dia 14 de julho, e a eleição indireta está marcada para o dia 1º de agosto.

Após o processo seletivo, os candidatos aprovados passarão por um período de capacitação. Somente após essa etapa será feita a homologação final dos novos membros do Conselho Tutelar. O mandato suplementar terá duração até 9 de janeiro de 2024.

“O Conselho Tutelar é uma instituição essencial para garantir os direitos e proteção de crianças e adolescentes em situações de vulnerabilidade. Sua atuação é fundamental para garantir a promoção e defesa dos direitos da infância e juventude, zelando pelo seu bem-estar e desenvolvimento adequado”, assegura a secretária de Assistência e Desenvolvimento Social, Elenita Luiza Lodi.

Para mais informações e para realizar a inscrição, os interessados devem entrar em contato com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Guarapuava, localizado na Rua Guaíra, 3074, Centro, ou pelo telefone (42) 3142-0530.

Deixe um comentário