Comissão de Combate e Prevenção ao Assédio começa a funcionar na Unicentro

A Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) conta, agora, com uma Comissão Institucional de Combate e Prevenção ao Assédio. Os onze membros foram apresentados a comunidade acadêmica na última semana, num evento realizado no Auditório Francisco Contini, no Câmpus Santa Cruz.

O processo de formação e formalização do grupo foi liderado pela Coordenadoria de Apoio ao Estudante (Coorae), que tem a sua frente a professora Maria Regiane Trincaus, que falou sobre a iniciativa.

“A gente tem vários objetivos, desde acompanhar os casos que apareçam, dar todo o suporte para as vítimas. Mas o principal motivo dessa comissão é, realmente, a capacitação, a formação – tanto de estudantes, professores agentes, assessores, terceirizados – desta cultura de respeito, de prevenção ao assédio, à violência de gênero, o combate à essas situações”, explicou.

Segundo a professora, a Comissão Institucional de Combate e Prevenção ao Assédio tem como primeiras iniciativas uma formação inicial para professores e agentes universitários, que será realizada nos três câmpus; e a elaboração de um fluxo de atendimento às vítimas de assédio moral e sexual no âmbito institucional.

Nesse período, até que a organização da acolhida e do recebimento próprio de denúncias, de acordo com a a professora Alexandra Lourenço, uma das integrantes da comissão, as denúncias serão recebidas pela Ouvidoria e pela Coorae.

“Outros canais ainda estão sendo providenciados. Isso, inclusive, é um dos desafios da comissão, que é estabelecer, de forma mais ágil, esses possíveis canais de atendimento às pessoas que buscarem realizar suas denúncias. A comissão vai ser também um local de recepção dessas denúncias”, reforçou a docente.

Após a apresentação da comissão institucional de combate e prevenção ao assédio, a comunidade acadêmica pode acompanhar a palestra

“A importância da atuação em rede na prevenção ao assédio e violência de gênero”, ministrada pela advogada Juliana Praisner. “O principal objetivo”, reitera, “é informar e alertar a respeito dos casos e, também, destacar a importância da identificação, da denúncia e da atuação em rede para essas situações – principalmente, no caso de assédio sexual”.

Depois de acompanhar atentamente às informações da palestra, o reitor da Unicentro, professor Fábio Hernandes, reiterou o compromisso institucional com uma cultura de igualdade e respeito. “De agora em diante, nós vamos ter essa temática em vários eventos, porque nós queremos sim combater a violência na nossa universidade”, afirmou Hernandes.

Deixe um comentário

Pós-feriadão: Agências do Trabalhador iniciam a semana com 21,5 mil vagas

A maior parte é para alimentador de linha de produção, com 6.857 oportunidades. Agende seu atendimento

As Agências do Trabalhador do Paraná e postos avançados iniciam a semana, nesta terça-feira (22), com a oferta de 21.571 vagas de emprego com carteira assinada em todo o Estado. A maior parte é para alimentador de linha de produção, com 6.857 oportunidades. Na sequência, aparecem as de magarefe (cortador de carne), com 890 vagas, operador de caixa, com 783 e abatedor, com 742 oportunidades.

A Região de Cascavel conta com o maior volume de postos de trabalho disponíveis (4.562). São 1.380 vagas para auxiliar de linha de produção, 429 para abatedor, 222 para operador de caixa e 160 para magarefe.

A Grande Curitiba aparece em seguida (3.969), com 470 oportunidades para alimentador de linha de produção, 217 para faxineiro, 214 para operador de caixa e 184 para atendente de lojas e mercados.

Nas demais regionais do Interior são destaques Campo Mourão (2.534), Londrina (2.415), Pato Branco (1.800) e Foz do Iguaçu (1.414). Em Campo Mourão, as funções que lideram as ofertas de vagas são alimentador de linha de produção, com 1.012 vagas, magarefe, com 411, abatedor, com 122 vagas e vendedor de comércio varejista, com 51 oportunidades.

Na Região de Londrina, há oferta de emprego para as funções de alimentador de linha de produção, com 543 oportunidades, servente de obras, com 116, assistente administrativo, com 111 e operador de caixa, com 105.

Em Pato Branco, os destaques são para alimentador de linha de produção (433), magarefe (90), operador de caixa (87) e faxineiro (69).

Na Região de Foz do Iguaçu, são ofertadas 691 vagas para alimentador de linha de produção, 74 para repositor de mercadorias, 72 para auxiliar de escritório em geral e 70 para abatedor.

Atendimento – Os interessados devem buscar orientações entrando em contato com a unidade da Agência do Trabalhador de seu município. Para evitar aglomeração, a sugestão é que o atendimento seja feito com horário marcado. O agendamento deve ser feito AQUI.

Confira as vagas disponíveis por regionais .