Comércio e Serviços fecham mês com saldo positivo em Guarapuava

Segundo dados divulgados pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), o Paraná registrou, apenas em junho, 13.572 novos postos de trabalho. Ao todo, foram 109.913 novas oportunidades entre janeiro e junho deste ano. O índice é 55% maior que o registrado no mesmo período do ano passado. No primeiro semestre de 2023, o Paraná teve saldo positivo de 70.927 oportunidades de emprego.

Guarapuava – Em Guarapuava, o saldo para o primeiro semestre do ano foi positivo, com 837 admissões e 222 desligamentos. No entanto, em junho, três setores apresentaram um saldo negativo, sendo eles:

Agropecuária: o setor registrou 79 admissões e 272 desligamentos;

Indústria: o setor registrou 408 admissões e 420 desligamentos;

Construção: o setor registrou 211 admissões e 228 desligamentos.

Apesar disso, houve saldo positivo para o comércio com a geração de 34 novos postos de trabalho, 647 desligamentos e 681 admissões. Já o setor de serviços registrou também um saldo positivo de 46 novas admissões, com 717 desligamentos e 743 novas admissões.

Cenário Nacional – Contrário ao cenário municipal, o mês junho foi positivo para o mercado de trabalho brasileiro, que registrou ao todo 201.705 novas vagas com carteira assinada. Entre contratações e desligamentos, serviços gerou 87.708 novas vagas, enquanto agropecuária, produção florestal, pesca e agricultura abriu 27.129. Já a indústria geral criou 32.023 novos postos de trabalho e construção, 21.449. Comércio, reparação de veículos automotores e motocicletas também criaram 33.412.

O resultado marca o sexto mês consecutivo com mais contratações do que demissões e faz o mercado de trabalho fechar o primeiro semestre com 1,3 milhão de novas vagas formais.

Deixe um comentário

Energisa reforça orientações sobre direitos e deveres dos consumidores

Entre os direitos do cliente está, por exemplo, a escolha da data de vencimento da sua conta de energia

Você sabia que existe uma lista que contém os direitos e deveres do consumidor de energia elétrica? Disponível no  site da Energisa e acessível para toda a comunidade, essa lista foi definida pela Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) e precisa ser cumprida por todas as distribuidoras de energia elétrica no país. Além disso, ela auxilia os consumidores no dia a dia e em diferentes situações.
“Temos essa preocupação de frequentemente relembrar aos nossos clientes sobre quais são os seus direitos e deveres. Afinal, são orientações que beneficiam diretamente o consumidor, mas as pessoas acabam esquecendo no dia a dia”, afirma Rafael da Silva Guida, coordenador de Atendimento da Energisa Sul-Sudeste.
Entre os direitos do cliente está, por exemplo, a escolha da data de vencimento da sua conta de energia. Nesse caso, a Energisa disponibiliza opções de datas e o consumidor escolhe a que melhor se adequa à sua rotina de orçamento mensal. Além disso, o cliente deve receber a fatura mensal de energia, pelo menos, cinco dias úteis antes do vencimento.
“Outro direito do consumidor é o acesso facilitado ao nosso atendimento telefônico gratuito, 24 horas, todos os dias, para requisitar a solução de problemas emergenciais. E, por fim, em caso de manutenção programada na rede de energia elétrica que abranja a sua unidade consumidora e impacte temporariamente o fornecimento de energia, o cliente tem o direito de ser avisado com, no mínimo, 72 horas de antecedência”, acrescenta o coordenador.
Por outro lado, é importante também estar atento aos deveres como consumidor. Afinal, um uso consciente e responsável da energia elétrica beneficia a todos.   Um dos principais compromissos solicitados aos clientes é manter o cadastro atualizado, com nome e documentos do titular da unidade consumidora, e-mail e telefone, inclusive número do celular. “Se a pessoa muda de endereço e não atualiza o cadastro, por exemplo, não temos como falar diretamente esse cliente em caso de necessidade”, justifica Rafael.
Outro dever está relacionado à necessidade de avisar a Energisa, antecipadamente, caso alguém que resida no imóvel dependa de equipamentos elétricos indispensáveis à vida. Essa informação é necessária para que a empresa possa dar um atendimento personalizado, bem como comunicar de forma antecipada sobre manutenções programadas para a rede elétrica que atende a localidade.
Em situações de desligamentos acidentais como os provocados por temporais, raios, colisão de veículos em poste ou outros imprevistos, a unidade consumidora com pacientes eletrodependentes também tem prioridade no restabelecimento da energia.
A lista de deveres do consumidor traz ainda a necessidade de facilitar o acesso de empregados e representantes da distribuidora às instalações da residência para inspeção e leitura da medição; pagamento da fatura em dia para evitar multas e juros por atraso e também a suspensão do fornecimento de energia; e manter a adequação técnica e a segurança das instalações elétricas no imóvel, sem fraudes ou furto de energia.
Quer saber mais sobre seus direitos e deveres? Acesse www.energisa.com.br, clique em “Informações” e depois em “Seus Direitos e Deveres”.