Combate ao buso e exploração sexual de crianças e adolescentes
Nessa quarta-feira (18), Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (Semads), realizou a abertura oficial do mês de mobilização relacionado ao tema. O evento foi no Teatro Municipal Marina Karam Primak, em Guarapuava. A pasta já vem realizando desde o início do mês, ações de orientação e de divulgação em todo o município e nos distritos, em parceria com a Rede de Proteção à Criança e ao Adolescente.
“Ficamos muito felizes em ver, desde o início da campanha, a disposição das pessoas em discutirem e saberem sobre o tema. Em Guarapuava, neste mês e em todos os outros meses, temos realizado com a rede de proteção e as redes locais, um trabalho em conjunto para que assim consigamos assegurar o direito das crianças e adolescentes”, enfatizou a secretária da SEMADS e presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (COMDICA), Elenita Lodi.
Para o Procurador Orides Negrello Neto, que representou o prefeito Celso Góes, a data de 18 de Maio é extremamente significativa, além de representar um marco no combate à exploração e a violência infantil. “O município de Guarapuava, como não poderia ser diferente, tem se esforçado ao máximo para evitar que violência contra as nossas crianças e adolescentes continue a ocorrer”, salientou.
O evento contou com a apresentação do espetáculo “Entre o Sol e a Lua” que aborda a temática do mês, buscando orientar as crianças a como identificar uma possível violência e as maneiras de buscar ajuda. A peça já foi assistida por mais de 600 crianças e adolescentes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), dos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS), Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), Família Acolhedora, de escolas municipais e estaduais, entidades socioassistenciais do município.
“Criança e adolescente têm prioridade absoluta, neste trabalho que está sendo desenvolvido aqui essa semana, em alusão ao 18 de maio. O evento ensina vocês saberem se proteger e isso vocês precisam saber e não podem ter medo de relatar”, destacou em seu discurso a juíza da Vara da Infância e Juventude de Guarapuava, Christine Kampmann Bittencourt.
Também participaram, na ocasião, secretárias e secretários municipais, o vereador Paulo Lima, representando a Câmara Municipal e toda a Rede de Proteção à Criança e ao Adolescente. A campanha continua até o fim de maio, com ações e atividades para as crianças e adolescentes atendidas pela rede socioassistencial do município de Guarapuava.