A Prefeitura de Guarapuava, por meio do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), intensificou o trabalho de abordagem social com pessoas em situação de rua. Com as baixas temperaturas esperadas para o município, a medida visa atender e orientar pessoas em situação de vulnerabilidade que se encontram nas ruas.
“A abordagem social é um importante serviço oferecido pela Política de Assistência Social, com o objetivo de atender e acolher pessoas em situação de rua. Neste momento, é fundamental proporcionar para essas pessoas um local seguro e aquecido para enfrentar o frio de Guarapuava”, destaca a secretária Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, Rosa Ramos Daniel.
Durante o atendimento, a equipe realiza um primeiro contato para a identificação da pessoa. Após esse procedimento, é feito o convite para que a pessoa seja acolhida nas casas de passagem. Como o acolhimento destas é feito de forma voluntária, em caso de recusa, os profissionais orientam sobre os serviços disponíveis no Centro de Referência, além de entregar cobertores e roupas para os que decidem permanecer no local.
“Diariamente, no CREAS, oferecemos esse serviço com a nossa equipe técnica que disponibiliza banho, alimentação, roupa e cobertor. Durante o inverno, intensificamos as rondas e as abordagens sociais. Com essa onda de frio, tivemos que intensificar o serviço de forma antecipada”, comentou a secretária.
As rondas da equipe do CREAS são realizadas durante a semana, e por sistema de plantão aos fins de semana.
Como ajudar essas pessoas?
Se você viu alguém nessas condições, entre em contato com as equipes pelos telefones abaixo.
(42) 3142-0566 – Chamada normal.
(42) 3142-0533 – Via WhatsApp
Os atendimentos nesses canais são das 8h às 17h30. Em casos emergenciais e após às 17h30, solicitar o atendimento dos Bombeiros (193) que também acionam a equipe da Secretaria para prestação do serviço.