Com dez anos, estatuto da igualdade étnico-racial será criado no Paraná

No dia em que o Estatuto da Igualdade Racial (Lei Federal 12.288) completou 10 anos, nessa segunda-feira (20), o Governo do Paraná anunciou que o Estado será um dos primeiros do País a ter um Estatuto da Igualdade Étnico-Racial.

“É uma das principais metas da gestão do governador Ratinho Junior. O objetivo principal é fortalecer as políticas públicas de igualdade racial e a inclusão da população negra no mercado de trabalho, como nos diversos segmentos sociais, assegurando e levando mais dignidade e cidadania ao cidadão negro paranaense”, explicou o secretário estadual da Justiça, Família e Trabalho, Mauro Rockenbach.

A minuta do anteprojeto de Lei já foi aprovada pelo Conselho Estadual de Promoção da Igualdade Racial (Consepir), vinculado à Secretaria, com apoio da Superintendência Geral de Diálogo e Interação Social (Sudis) e em breve será encaminhado para aprovação da Assembleia Legislativa e posterior sanção do governador.

O estatuto prevê a garantia de direitos fundamentais à população negra e às comunidades tradicionais, como saúde, educação, cultura, esporte e o lazer, acesso ao mercado de trabalho, sistema de cotas e justiça. Será criado o Fundo Estadual de Promoção da Igualdade Racial para a implementação de políticas públicas que tenham como objetivo promover a igualdade de condições e a inclusão social da população negra, das comunidades indígenas e dos demais segmentos étnicos minoritários.

Contempla também os Povos de Comunidades Tradicionais, como os ciganos, povos indígenas, quilombolas, comunidades tradicionais de matriz africana ou de terreiro, extrativistas, ribeirinhos, caboclos e pescadores artesanais, entre outros.

Dez Anos de Estatuto – O Estatuto da Igualdade Racial, criado pela Lei Federal 12.288 de 2010, tem como principal objetivo apresentar maior segurança e garantia dos direitos da população negra brasileira. “O braço da Constituição são os Estatutos que garantem os direitos da população, e essa é uma conquista de direitos para a sociedade brasileira. Quem ganha são todas as etnias e raças que convivem harmoniosamente”, disse o presidente licenciado do Conselho Estadual de Promoção da Igualdade Racial (Consepir), Saul Dorval.

De acordo com o atual presidente do Consepir, Isaac Ramos, essa foi uma das vitórias mais significativas e gratificantes da população afrodescendente, uma conquista coletiva que dá ênfase total ao movimento negro e o principal avanço para garantir os direitos dessa população. “Agora nossa batalha é para o Estatuto no Estado”.

Deixe um comentário

Itaipu recebe prefeitos(as) da Associação do Cantuquiriguaçu

Encontro teve como objetivo fortalecer a parceria e o diálogo entre a binacional e a entidade que reúne 20 municípios do Médio Centro-Oeste do Paraná

A Itaipu Binacional recebeu, na manhã desta quarta-feira (16), 21 integrantes da Comitiva de Prefeitos da Associação do Cantuquiriguaçu, entidade que congrega 20 municípios do Médio Centro-Oeste do Paraná. O encontro com o diretor de Coordenação da Itaipu, Carlos Carboni, focou em estratégias para fortalecer a parceria entre os municípios da Associação e a Binacional, promovendo o diálogo e a troca de experiências para o desenvolvimento regional. A reunião, realizada no Centro de Recepção de Visitantes (CRV) da empresa, foi seguida de uma visita técnica à usina.

Segundo Carboni, a Binacional busca uma atuação integrada com as iniciativas municipais, estaduais e federais para garantir um desenvolvimento sustentável nos territórios. “A Itaipu tem inúmeras ações em todos os territórios, mas não queremos fazer disso algo isolado. A lógica é integrar com as ações entre o Estado e os municípios”, explicou o diretor.

Carboni ainda reforçou em sua fala aos prefeitos, o compromisso da Itaipu em implementar políticas ambientais e sociais para mitigar os efeitos das mudanças climáticas e melhorar a qualidade de vida da população.

O encontro permitiu que os prefeitos pudessem discutir sobre suas responsabilidades na execução dos projetos e na promoção da cidadania em seus municípios.

Recursos da Itaipu impulsionam projetos municipais

O presidente da Associação do Cantuquiriguaçu e prefeito de Foz do Jordão, Francisco Clei da Silva, destacou a importância dos recursos que a Itaipu tem disponibilizado para os municípios da região. “O nosso objetivo é adquirir mais conhecimento e entender melhor como o projeto funciona. Hoje, somos gratos à Itaipu por disponibilizar esses recursos. Para nós, isso foi muito importante”, afirmou o presidente.

Em Foz do Jordão, os recursos foram utilizados para pavimentação asfáltica em uma comunidade que enfrentava problemas como barro e poeira, beneficiando mais de 30 famílias, incluindo produtores rurais. Para o futuro, o prefeito expressou o desejo de contar com o apoio da Itaipu para projetos de poços artesianos e instalação de placas de LED para energia.

O prefeito de Rio Bonito do Iguaçu, Sézar Augusto Bovino, também compartilhou o progresso das obras realizadas no município com o apoio do Programa Itaipu Mais Que Energia. Seu município é um dos que possui o melhor índice de obras concluídas entre as cidades participantes da Associação. Ele também mencionou a conclusão das obras de proteção das fontes de água e da construção de uma central de biogás no município. Bovino enfatizou a relevância da parceria com a Itaipu. “Com os recursos financeiros, conseguimos realizar obras importantes para o município e atender as pessoas que precisam”.

O prefeito destacou o impacto positivo dessas ações, especialmente para as famílias assentadas, representando cerca de 50% das 1.600 famílias do município que utilizam a nova estrada construída graças aos recursos do convênio. “Eu acredito que é o primeiro asfalto dentro de um assentamento no estado do Paraná”, apontou o prefeito.

Participaram do encontro representantes dos municípios de Cantagalo, Catanduvas, Diamante do Sul, Espigão Alto do Iguaçu, Foz do Jordão, Guaraniaçu, Goioxim, Laranjeiras do Sul, Marquinho, Nova Laranjeiras, Porto Barreiro, Reserva do Iguaçu, Rio Bonito do Iguaçu e Virmond. Após a reunião, a comitiva participou de uma visita técnica à usina, conhecendo de perto o funcionamento da hidrelétrica e suas instalações.