Com a chegada do verão, cuidados com hidratação devem ser redobrados
Setor de saúde da Energisa Sul-Sudeste dá dicas para uma vida saudável nos dias de calor intenso e alerta sobre o uso do protetor solar
Com a chegada do verão, dia 21, e as temperaturas mais intensas, alguns cuidados com a saúde precisam ser reforçados para evitar a desidratação e proteger o organismo contra qualquer imprevisto. Como as pessoas são nossa maior energia e zelar pela vida de cada uma é um compromisso da Energisa Sul-Sudeste, hoje as dicas são para uma vida saudável nos dias de calor intenso.
O coordenador de Saúde da Energisa Sul-Sudeste, José Rafael Assad Cavalcante, enfatiza que é preciso cuidar da saúde durante todo o ano, no entanto, no verão é preciso redobrar os cuidados para evitar problemas como insolação, desidratação, queimaduras e intoxicação alimentar.
“Em dias de temperaturas mais quentes, é interessante aumentar a ingestão de líquidos, podendo abusar da água, suco natural de frutas e água de coco. Além de hidratar bem o corpo, também é importante hidratar e proteger a pele com hidratantes específicos e um bom protetor solar”, explicou o médico.
Cuidados com o corpo
A exposição ao sol sem a proteção adequada contra os raios ultravioleta pode ser extremamente prejudicial. Essa prática, além de deixar a pele vermelha, sensível e até com bolhas, pode causar câncer de pele. “Para evitar queimaduras é necessário usar o filtro solar. Vestir chapéus e roupas claras podem ser benéficos e utilizar um guarda-sol também pode ser uma boa opção para se proteger dos raios solares”, esclareceu.
Conforme o médico, o protetor solar deve ser aplicado na pele, pelo menos, 30 minutos antes de expor-se para que seja absorvido. É importante também ficar atento à reaplicação. “É recomendado aplicar o filtro solar a cada duas horas em que permanecer ao sol e, se suar muito ou entrar na água, deve ser passado novamente”, orienta o médico, lembrando que o período com maior incidência de raios ocorre entre 10h e 16h.
Na aplicação, o produto deve ser distribuído em todas as partes do corpo, incluindo mãos, orelhas, nuca e pés.
A alimentação também pode contribuir para uma rotina mais saudável. “Nos dias de calor intenso é interessante apostar numa alimentação rica em frutas e legumes, que possuem alto teor de água e fibras”, finalizou José Rafael.