O Paraná subiu duas posições no ranking nacional de menor tempo médio para abertura de empresas no Brasil em maio deste ano, alcançando o segundo lugar do país. O tempo de 11 horas e 23 minutos foi a média para registro de uma nova empresa no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ), atrás apenas do Sergipe (primeiro lugar), que registrou tempo médio de 7h1, mas com número bem menor de processos (5.525 x 446 no mesmo período).
O tempo médio paranaense subiu apenas sete minutos de abril para maio deste ano, conforme os boletins desenvolvidos pela Junta Comercial do Paraná (Jucepar). O tempo envolve desde a etapa de viabilidade até a efetivação do registro no CNPJ.
Já em Guarapuava, o tempo é ainda menor, e em nove horas, uma empresa pode ser constituída, conforme detalhou o secretário de Finanças do município, Diocésar Costa de Souza.
“Para nós, da Secretaria de Finanças, é motivo de satisfação estarmos entre as cidades com o menor tempo de abertura de um CNPJ. Conseguimos superar a média nacional e estadual e, com isso, nossa responsabilidade e compromisso só aumentam para com nosso empresariado”, considerou Diocésar.
Edgard dos Santos Neto, diretor do Departamento de Alvará da prefeitura de Guarapuava, contou que atualmente, a prefeitura concede uma média de 87 novos CNPJ por mês. Com a agilidade no processo, ele acredita que os empreendedores têm mais tempo para cuidar de outras situações relativas à empresa.
“Sem considerar os Microempreendedores Individuais (MEI), Guarapuava está com uma média de 87 novas empresas abertas por mês. Os ramos de atividades que mais abrem empresas são os de restaurantes e lanchonetes, comércio de vestuários e acessórios, além da prestação de serviços nas áreas de construção civil e de transporte rodoviário. Isto representa uma economia diversificada em vários setores, trazendo maiores oportunidades para quem deseja empreender.
Estes dados representam um avanço na desburocratização de processos pelo poder público, resultando em um tempo menor para formalização dos negócios e um incentivo para regularização das empresas informais”, detalhou Edgar.
Em se tratando de tempo médio para abertura de empresa nos Estados do Sul, o Rio Grande do Sul aparece em terceiro lugar com 12 horas e Santa Catarina em 23º, com 1 dia e 11 horas (ou 35 horas). No Brasil, o tempo médio em maio foi de 1 dia e 14 horas (38 horas), com o movimento de 67.105 processos.
Abertura de empresas
Entre janeiro e maio foram abertas 122.406 empresas no Paraná, 4,59% a mais que no mesmo período de 2022. Seguindo a tendência dos boletins divulgados mensalmente pela Jucepar, o saldo no número de empresas foi positivo: 54.981. O cálculo é feito da diferença entre o número de empresas abertas e as fechadas.
Ao todo, o Estado possui 1.647.570 empresas ativas, sendo 1.571.406 matrizes e 76.164 filiais. Dos pedidos de registro, sete em cada 10 são para microempreendedor individual (MEI).
Na sequência, os tipos de empresas que mais aparecem em processos de viabilidade e registro na Jucepar são: Sociedade Empresária Limitada (22%), empresa individual (2%), e os tipos sociedade anônima fechada, cooperativa, sociedade anônima aberta e consórcio com percentuais abaixo de 1%.
As atividades que tiveram maior movimentação no período no Paraná foram comércio e reparação de veículos, com abertura de 27.757 novas empresas; transporte e armazenagem, com 12.759; atividades profissionais, científicas e técnicas, com 10.982; construção, com 10.905; e atividades administrativas e serviços complementares, com 10.638.
Os municípios que apresentaram maior movimento no número de abertura de empresas no período foram Curitiba – 29.446, Londrina – 6.987, Maringá – 6.297, Cascavel – 4.596, São José dos Pinhais – 4.405, Ponta Grossa – 3.961, Foz do Iguaçu – 3.617, Colombo – 2.812, Pinhais – 1.848 e Araucária – 1.842.