CMEI de Guarapuava recebe ação de conscientização sobre animais

O Centro Municipal de Educação Infantil CMEI Professora Maria Aparecida Pacheco Lippmann, recebeu a visita do Departamento de Proteção Animal (DPA), da Secretaria de Meio Ambiente (SEMAG) para uma ação de conscientização sobre guarda responsável e bem-estar animal.

O Departamento de Educação Ambiental da SEMAG, juntamente com a Secretaria de Educação, realiza a ação de conscientização com as crianças. Na ocasião, são tratados assuntos como o crime de abandono de animais, cuidados com o animal em casa, cuidados com a alimentação e hidratação de animais de estimação e sobre a adoção responsável.

“É trazido a mascote para fazer essa parte de educação com as crianças. Este trabalho é realizado pelas Secretaria do Meio Ambiente, juntamente com o Conselho de Medicina Veterinária e a Educação Ambiental.

Neste momento, é falado sobre o abandono dos animais e a necessidade de tratá-los bem. Abordamos ainda, sobre os projetos de castração, com base na educação ambiental. Hoje estamos visitando os CMEIs, mas pretendemos ampliar para as escolas para conscientizar um público maior”, destacou o médico veterinário da Secretaria do Meio Ambiente, Eros de Souza Ferreira.

O Bruce é um cachorro que teve uma das patas amputadas por atropelamento e foi levado pelas equipes da SEMAG e do DPA para conversar com as crianças.

“Eu aprendi que tem que dar água, não pode deixar preso e não pode deixar sair sozinho”, disse a pequena Luisa de 4 anos.

Projetos no CMEI

A professora do CMEI Professora Maria Aparecida Pacheco Lippmann, Paloma Gadence, da turma infantil III, desenvolveu um projeto sobre adoção responsável e respeito aos animais em parceria com a SEMAG.

Conforme explica, uma pesquisa foi realizada em todos os infantis III do CMEI e foi constatado que de 56 alunos, 32 famílias possuem animais e, destes, apenas seis são castrados e trinta têm a carteira de vacinação em dia.

“Conversamos com o pai de uma aluna e desenvolvemos uma parceria para conseguir descontos nas vacinas e nas consultas veterinárias do pot shop desta família. Depois, fizemos arrecadações que serão doadas ao Canil Municipal. Além disso, criamos uma casinha de cachorro feita inteiramente de material reciclado, que é de garrafas pet e um colchão de ar que iria para o lixo por estar furado”, comentou a professora.

O projeto ainda conta com a parceria de uma empresa para arrecadação de óleo de cozinha, onde a cada um litro de óleo, um real é doado para serem realizadas castrações em animais em situação de rua.

Ainda segundo Paloma, os alunos abraçaram o projeto e realizaram todas as atividades com muita animação. “As crianças gostaram bastante. Faz um tempo que já estamos trabalhando. Mesmo com as mudanças nos projetos, este que trata dos cachorros permanece, porque fixou na memória deles”, finalizou.

Deixe um comentário