Clima de Copa e altas temperaturas pedem atenção ao desperdício de energia elétrica

Família reunida em casa, TV ligadinha nos jogos da Copa, bebida gelada para aliviar o calorão e aquele clima de confraternização. Esse cenário que, nos últimos dias, parece bem comum entre muitos lares brasileiros, também desperta a atenção para um assunto bem sério: desperdício da energia elétrica.

O coordenador de Eficiência Energética da Energisa, Thiago Peres de Oliveira, lembrou que o consumo de energia aumenta, significativamente, nos períodos de temperaturas mais altas. “O verão é sempre marcado pelo calor intenso e dias mais longos, o que, automaticamente, nos leva a deixar o ar-condicionado e ventiladores ligados por mais tempo. Esses equipamentos demandam mais energia para deixar o ambiente fresco nos dias quentes”, observou.

O mesmo acontece com a geladeira que, se aberta a todo momento, ocasiona a troca de calor, gastando ainda mais energia para manter o espaço interno refrigerado. “Quanto mais tempo e pessoas há em casa, maior a frequência do ‘abre e fecha’ da geladeira. Então, além de conscientizar a todos da casa, que tal organizar ‘rodadas de comes e bebes’? Assim, bebidas, doces e petiscos que ficam na geladeira e freezers podem ser retirados de uma vez”, orientou.

Mas não são só a geladeira e o ar-condicionado responsáveis pelos gastos exagerados da energia em uma casa. Aparelhos ligados por mais tempo ou em stand-by e luzes acesas sem necessidade, também contribuem, e muito, para que a conta de energia venha mais alta no final do mês.

“Se na sua casa houver mais de uma televisão, tente reunir as pessoas em um mesmo local para assistirem todos juntos. Isso vale tanto para os jogos da Copa, como outras programações, o que evita vários aparelhos ligados ao mesmo tempo. Quando o uso do ar-condicionado for indispensável, não se esqueça de manter portas e janelas fechadas para bloquear a entrada do ar quente”, alertou Thiago.

Deixe um comentário