CEU das Artes encerra atividades de 2021

A Campanha de Natal da Unicentro reuniu a comunidade universitária para levar alegria a 123 crianças matriculadas no Centro de Artes e Esportes Unificados, o CEU das Artes, no bairro Jardim das Américas.

“Esse é o papel da universidade: estar voltada à comunidade, auxiliar no desenvolvimento da região e atender as comunidades mais vulneráveis. Para a Unicentro é um momento de festa, um momento muito feliz”, disse o reitor da Unicentro, professor Fábio Hernandes.

Organizada pelas direções dos Campi Santa Cruz e Cedeteg, em parceria com a Reitoria e a Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da universidade, a arrecadação começou em novembro e a entrega dos kits foi feita na última terça-feira (14). “Ganhei uma caixinha de bombom, uma bolacha, um chocolate e um brinquedo”, contou Emily Quadros.

“É uma gratidão enorme ver a alegria e o sorriso dessas crianças que são tão necessitadas e, ao mesmo tempo, têm tanto a nos doar”, fala a pró-reitora de Extensão e Cultura da Unicentro, professora Lucélia de Souza.

Além da entrega dos presentes, as crianças também ganharam um lanche preparado pela equipe da Unicentro. Para a coordenadora do CEU da Artes, Ana Paula Moliani, a ação promovida pela Unicentro representa muito para as crianças.

“Nós esperamos o ano todo por esse momento. Conversamos com o pessoal da universidade, fizemos todo um trabalho com os professores para que eles fizessem essa doação para as crianças. Para muitos, nós sabemos, esse vai ser o presente de natal que vão ter”, enfatizou.

Formatura – Nesta semana, também foi realizada a entrega dos certificados de conclusão de curso Geração Z para 25 alunos do CEU das Artes, com idade entre 13 e 17 anos. Eles tiveram aulas de conhecimento básico de informática e equipamentos por meio da parceria com o Centro Universitário UniGuairacá.

O curso iniciou em setembro e foi realizado também com o propósito de inserir os adolescentes dentro o ambiente universitário.

“Quisemos mostrar para eles que existe a possibilidade e devem acreditar que esse é o lugar deles, que eles podem estar incluídos e pertencentes ao centro universitário. No começo estavam um pouco inibidos, mas logo começaram a se sentir em casa e foi muito gratificante serem inseridos nesse meio”, contou a coordenadora do CEU das Artes

Deixe um comentário

Projeto Nossa Energia volta a Guarapuava com troca de lâmpadas, ventiladores e geladeiras

Até quinta-feira, a unidade móvel estará no pátio da Igreja Santa Rita de Cássia, no bairro Morro Alto

O Projeto Nossa Energia, da Energisa, está de volta à Guarapuava. Até quinta-feira (03) a unidade móvel segue no pátio da Igreja Santa Rita de Cássia, no bairro Morro Alto. No local, os visitantes recebem orientações sobre o uso seguro e consciente de energia elétrica, e famílias de baixa renda podem trocar suas lâmpadas fluorescentes e incandescentes por lâmpadas novas de tecnologia LED. A novidade desta edição é que, além das lâmpadas, as famílias ainda podem realizar o cadastro para troca de ventiladores antigos por novos e participar do sorteio de dez geladeiras.

O coordenador de Eficiência Energética, Thiago Peres de Oliveira, explica que o projeto Nossa Energia faz parte do programa de Eficiência Energética regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e, por onde passa, tem a missão de promover atividades gratuitas que incentivem o uso racional e seguro da energia elétrica de maneira didática para todas as idades.

Para dar às famílias de baixa renda a oportunidade de utilizarem produtos mais eficientes e econômicos, em Guarapuava a unidade móvel do projeto está recebendo as famílias cadastradas na tarifa social para realizarem a troca de lâmpadas. Basta comparecer à nossa unidade móvel com documento pessoal [CPF ou RG], o NIS [Número de Identificação Social] e uma conta recente de energia
.
Além disso, será realizada a troca de ventiladores, limitada a uma troca por unidade consumidora. Os critérios para participar da ação são: ter cadastro de baixa renda ou pertencer ao grupo baixa renda indicado pela Prefeitura; e o equipamento precisa ser antigo e estar em má condição, sem selo Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (Procel).

Durante a estada do caminhão na cidade, serão realizadas visitas às casas indicados para o evento, onde será avaliado se o ventilador segue os critérios para a troca. Os participantes aptos serão informados antes do evento e devem levar os aparelhos para a efetivação da troca durante o último dia do evento.

Sorteio de geladeiras

A Energisa Sul-Sudeste também realizará o sorteio de geladeiras para famílias de baixa renda. Entre os critérios para participar do sorteio está: ter uma geladeira com no mínimo cinco anos de uso; comprovação do funcionamento da geladeira usada (deve conter gelo no congelador e/ou a frost free deve estar gelada); e a geladeira antiga deve apresentar maior consumo de energia do que a nova do projeto. O sorteio está previsto para esta quinta-feira (03).