Cetras da Unicentro recebe pássaros silvestres apreendidos pela Polícia Civil
Os psitacídeos – grupo que inclui papagaios, periquitos e araras-, foram encaminhados para tratamento e reabilitação na universidade
Nessa sexta-feira (11), o Centro de Triagem e Reabilitação de Animais Silvestres (Cetras), da Unicentro, recebeu pássaros silvestres apreendidos pela Polícia Civil do Paraná, em Guarapuava. Provenientes da região de Foz do Iguaçu, os psitacídeos – grupo que inclui papagaios, periquitos e araras-, foram encaminhados para tratamento e reabilitação na universidade.
O coordenador do Cetras, professor Rodrigo Martins de Souza, informou que as aves chegaram ao centro no final da tarde e estão sob cuidados intensivos.
“Recebemos uma apreensão da Polícia Civil, o traficante estava trazendo psitacídeos da região de Foz do Iguaçu. A maioria são papagaios, aparentemente, mas há outras espécies que não podemos identificar ainda, pois são muito pequenas. Vão ficar sob cuidados intensivos aqui no Cetras”, destacou o professor.
Segundo Rodrigo, no Cetras, as aves passarão por um processo rigoroso de avaliação e cuidado, que inclui triagem, tratamento veterinário e reabilitação. As condições de saúde dos animais serão monitoradas de perto pela equipe técnica, que avaliará a possibilidade de reintegração das aves à natureza após o período de recuperação.
Cetras – O Centro de Triagem e Reabilitação de Animais Silvestres (Cetras) é um local preparado para receber, identificar, marcar, triar, avaliar, e estabelecer tratamento veterinário para animais acolhidos por órgão ambiental em ações de fiscalização, resgates ou entrega voluntária por particulares.
A permanência dos animais depende do tempo necessário para sua recuperação. O destino pode ser a soltura no habitat natural ou, quando é um risco devolvê-lo para a natureza, são encaminhados a criadouros habilitados pelo Instituto Água e Terra (IAT), ou mantenedores individuais, igualmente habilitados.