CEPLUHG: Concidade e outros projetos seguem em desenvolvimento

O Conselho do Plano Diretor de Guarapuava (CONCIDADE), que integra a Secretaria de Planejamento e Urbanismo e a Secretaria de Habitação, teve sua primeira reunião ordinária do ano, para aprovação do Plano de Ação e Investimentos deste e dos próximos anos.

O Concidade tem por finalidade propor diretrizes para a formulação e implementação de uma gestão e desenvolvimento do planejamento urbanístico para Guarapuava, além de acompanhar e avaliar as suas execuções.

O Secretário de Planejamento e Urbanismo, Paulo Dirceu, falou sobre a necessidade de aprovação do Concidade. “Foi muito importante essa primeira reunião do Concidade, onde foi aprovada com unanimidade essa atualização dos projetos para Guarapuava. Esse projeto tem uma nova dinâmica, uma nova estrutura que fará desenvolver ainda mais o nosso município”.

A partir da integração de diversos profissionais de diferentes secretarias, atualmente existem 69 projetos da secretaria em andamento.

Entre os principais projetos apresentados na sessão, estão:

Implementação do Delegacia Cidadã, que já conta com os projetos complementares e arquitetônicos que são do porte três do modelo da Secretaria de Estado e será implantada no estacionamento do Parque Lacerda Werneck.

Em parceria com o esporte, está sendo executada a ampliação e readequação do Ginásio Municipal Professor Joaquim Prestes e a implantação de mais academias da terceira idade.

Revitalização e melhorias em Parques e Praças (Juscelino Kubitschek, Cândido Xavier, Parque das Crianças, do Lago, Ucrânia, Araucárias, Praça 9 de dezembro, Cleve, Paulo Tchorn, entre outros).

No Parque das Crianças e do Parque do Lago, serão implantadas pet places, espaços destinados aos animaizinhos, e as duas pistas de BMX, uma em cada local, contemplando todos os atletas de Mountain Bike, além de quadras de Beach Tennis.

Na área de parques e praças, a secretaria conta com o projeto de uma nova pista de caminhada e estacionamento no Parque das Araucárias. Em parceria com a Unicentro, a revitalização da Praça JK, em frente da universidade.

Revitalização do calçadão da XV de Novembro, da Av. Rubem Siqueira R, da Av. Moacir Silvestri, da Rua 17 de julho, entre outras.

Implantação do Centro do Idoso, em parceria com a Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social no Parque das Araucárias. Outro plano ainda na área social é para a execução do CRAS da Vila Bela.

O Projeto Foco, que é um centro de treinamento para os professores, funcionários públicos municipais e também para alunos da rede municipal. Além disso, está em fase final o projeto de desenvolvimento e concepção de uma Escola Modelo que será implantada no Jardim Feroz. Outro projeto na área da educação é a implantação da sede da merenda escolar em um terreno próximo ao 26º GAC.

Na área de infraestrutura urbana, projetos como a colocação da nomenclatura das placas de ruas da cidade.

Na área da saúde estão sendo desenvolvidos os projetos de reforma e ampliação de cinco unidades básicas de saúde, sendo elas a do bairro Concórdia que já está em execução, a Vila Planalto, no início do serviço, a do Jordão que inicia neste mês de fevereiro, e ainda as do Jardim das Américas e Morro Alto. Além dos projetos da nova UBS Jardim Tupinambá e da nova unidade na região do Residencial 2000. E também a construção do novo SAMU regional e também do SAMU municipal.

Deixe um comentário