Celso Goes discute trajeto da Nova Ferroeste na cidade

Nesta segunda-feira (21), o prefeito de Guarapuava, Celso Fernando Góes, participou da apresentação do projeto ferroviário que pretende viabilizar o Corredor Oeste de Exportação, beneficiando diretamente a economia do município.

O evento foi realizado no auditório do Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), onde o secretário de Estado de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex, apresentou os estudos que vão permitir a ampliação e revitalização da Estrada de Ferro Paraná Oeste, que possui extensão atual de 248,6 km e, com a execução do projeto, terá extensão estimada de 1.285,23 km (ligando as cidades de Paranaguá/PR, Guarapuava/PR, Cascavel/PR, Guaíra/PR e Maracaju/MS, contendo um ramal ferroviário entre Cascavel/PR e Santa Terezinha de Itaipu/PR).

Abrindo espaço para engajamento das prefeituras, a coordenação da secretaria de Estado de Planejamento e Projetos Estruturantes permitiu discussão com os gestores públicos locais e suas equipes técnicas sobre os benefícios que cada um dos 49 municípios envolvidos terá.

O volume de carga estimado para o primeiro ano da Nova Ferroeste é de 38 milhões de toneladas, valor que corresponde a 2/3 de tudo que é produzido pelas cidades que fazem parte do projeto. Em média, esse novo modal vai reduzir em 28% o custo logístico, além de reduzir o tempo de trânsito de 100h para 20h.

A reunião, realizada nesta segunda, foi a primeira ação formal de debate, mas desde dezembro o traçado da Nova Ferroeste vem sendo discutido pelos líderes da região. Isso porque o principal objetivo do projeto é permitir a inovação aberta, em que todos os envolvidos colaboram e chegam a um acordo.

Neste formato, foi possível que o prefeito de Guarapuava solicitasse alteração no trajeto que passa pela cidade. No projeto original, a ferrovia passaria por dentro do município. Agora, o traçado passará pelo contorno norte, evitando regiões onde serão construídos condomínios.

Vale ressaltar que o desenvolvimento do traçado que a Nova Ferroeste vai ocupar, levou em consideração quatro fatores: atender aos principais produtores da região; respeitar as questões ambientais; observar os locais mais favoráveis no aspecto físico (que exigem menos custo na execução do projeto); e prevenir impactos sociais negativos (evitando desapropriações, por exemplo).

Deixe um comentário

Prefeitura abre inscrições para Programa Habitacional Vida Digna 2 na próxima segunda

O programa oferece às famílias a possibilidade concreta de acesso à moradia digna, com critérios claros e baseados na legislação federal

A Prefeitura de Guarapuava, juntamente com a Secretaria de Habitação, abre as inscrições para seleção 99 beneficiários do Programa Habitacional Vida Digna 2, que faz parte do Programa Minha Casa, Minha Vida – Faixa 1. As etapas são: cadastro, avaliação do cadastro e a hierarquização das famílias dentro das seleções do decreto. Essa iniciativa visa assegurar uma moradia digna para famílias que se encontram em situação de vulnerabilidade social.

O programa oferece às famílias a possibilidade concreta de acesso à moradia digna, com critérios claros e baseados na legislação federal. A participação na seleção pode significar uma mudança verdadeira na vida dos beneficiários, oferecendo mais segurança, estabilidade e pertencimento.

As inscrições abrem na próxima segunda-feira (14), e podem ser feitas online ou presencialmente, na prefeitura das 8h às 11h ou na Secretaria de Habitação durante o horário comercial. As inscrições presenciais precisam ser agendadas e podem ser feitas AQUI.

Secretário de Habitação, Gustavo Pedrosa, destacou como serão realizadas as inscrições. “As famílias que desejarem realizar o agendamento poderão ser atendidas na Prefeitura, das 8h às 11h, nos guichês do Alvará. Também estaremos atendendo durante todo o dia, em horário comercial, na Secretaria de Habitação. Convidamos todas as famílias a se inscreverem, esta é uma excelente oportunidade para conquistar a casa própria”, disse o secretário.

Para participar é necessário atender aos seguintes critérios cumulativos:

Ter mais de 18 anos;
Possuir renda familiar mensal bruta de até R$ 2.850,00;
Residir em Guarapuava há pelo menos dois anos;
Não possuir imóvel residencial em seu nome (exceto em situações previstas em lei);
Não ter sido beneficiado anteriormente por programas habitacionais de interesse social;
Estar regularmente inscrito e com dados atualizados no Cadastro Único (CadÚnico).

Documentos necessários para inscrição:

Os interessados deverão apresentar os seguintes documentos do titular e dos membros da família maiores de 18 anos:

Documento de identificação com foto (RG, CNH, Título de Eleitor, Certificado de Alistamento Militar, etc.);
CPF e, no caso de filhos menores, certidão de nascimento;
Comprovante de residência atualizado;
Comprovantes de renda familiar;
Atestado médico com CID (caso haja doença diagnosticada);

As inscrições online poderão ser feitas AQUI , a partir do dia 14 de abril