Celso e Janaína se reúnem com moradores do Vida Digna, no Jardim da Américas

O candidato à reeleição Celso Góes e a candidata a vice-prefeita, Janaína Naumann, estiveram na noite desta segunda-feira (09), no conjunto habitacional Vida Digna, no bairro Jardim das Américas. As moradias populares foram entregues na atual gestão para
40 famílias que trabalham como operadores ecológicos. O encontro contou com a presença do ex-prefeito Cesar Silvestri Filho, de apoiadores e candidatos a vereadores.

“O nosso compromisso é com o povo de Guarapuava, estamos trabalhando em todos os cantos da cidade. Em nossa gestão ninguém fica para trás. O Vida Digna é um dos projetos que tenho mais orgulho, pois é um programa completo. A mudança na vida dessas pessoas é incrível. Saber que mudamos a história de famílias como as da Rosilda é compensador”, destacou Celso, que reforçou o compromisso com a área social do município.

Para a moradora do conjunto habitacional, Rosilda Marques, a conquista da casa no Vida Digna mudou a história de sua família. “Eu só tenho que agradecer o prefeito Celso por tudo que fez por nós. Eu morava na beira da linha do trem, não tinha nem luz e água. Tinha que lavar as roupas no rio e tomar banho de bacia. Agora, graças ao programa, posso dizer que eu e meus filhos temos uma Vida Digna.”

99 novas casas em construção

Em conversa com os moradores, Celso Góes apresentou o projeto das 99 moradias, que estão divididas em cinco quadras no loteamento Alto Cascavel, e já estão em construção. O local conta com um espaço totalmente urbanizado com rede de água e esgoto, além de iluminação pública, asfalto e guias. Mais de 5 mil pessoas serão beneficiadas com a segunda fase do programa Vida Digna.

Agenda de reuniões

Ainda durante a segunda-feira (09), Celso Góes e Janaína estiveram na Sociedade Rural de Guarapuava para apresentar propostas para as áreas da saúde, educação, turismo e agronegócio. Eles também estiveram no bairro São Cristóvão conversando com moradores.

“Guarapuava está no caminho certo do desenvolvimento, com inúmeros projetos e obras em andamento. Somos uma cidade que respira o agro, e estamos cada vez mais fortalecendo o setor. Nosso plano de governo traz propostas que impulsionam ainda mais o agronegócio, garantindo progresso e inovação para toda a nossa
região. Estamos conversando com a população, ouvindo as demandas e apresentando as nossas propostas para o futuro da nossa cidade”, finalizou Janaína.

O jornal Extra informa que as ações dos demais candidatos não foram publicadas porque não recebeu nenhum material de campanha para divulgação. O espaço está aberto a todos.

Deixe um comentário

Energisa reforça orientações sobre direitos e deveres dos consumidores

Entre os direitos do cliente está, por exemplo, a escolha da data de vencimento da sua conta de energia

Você sabia que existe uma lista que contém os direitos e deveres do consumidor de energia elétrica? Disponível no  site da Energisa e acessível para toda a comunidade, essa lista foi definida pela Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) e precisa ser cumprida por todas as distribuidoras de energia elétrica no país. Além disso, ela auxilia os consumidores no dia a dia e em diferentes situações.
“Temos essa preocupação de frequentemente relembrar aos nossos clientes sobre quais são os seus direitos e deveres. Afinal, são orientações que beneficiam diretamente o consumidor, mas as pessoas acabam esquecendo no dia a dia”, afirma Rafael da Silva Guida, coordenador de Atendimento da Energisa Sul-Sudeste.
Entre os direitos do cliente está, por exemplo, a escolha da data de vencimento da sua conta de energia. Nesse caso, a Energisa disponibiliza opções de datas e o consumidor escolhe a que melhor se adequa à sua rotina de orçamento mensal. Além disso, o cliente deve receber a fatura mensal de energia, pelo menos, cinco dias úteis antes do vencimento.
“Outro direito do consumidor é o acesso facilitado ao nosso atendimento telefônico gratuito, 24 horas, todos os dias, para requisitar a solução de problemas emergenciais. E, por fim, em caso de manutenção programada na rede de energia elétrica que abranja a sua unidade consumidora e impacte temporariamente o fornecimento de energia, o cliente tem o direito de ser avisado com, no mínimo, 72 horas de antecedência”, acrescenta o coordenador.
Por outro lado, é importante também estar atento aos deveres como consumidor. Afinal, um uso consciente e responsável da energia elétrica beneficia a todos.   Um dos principais compromissos solicitados aos clientes é manter o cadastro atualizado, com nome e documentos do titular da unidade consumidora, e-mail e telefone, inclusive número do celular. “Se a pessoa muda de endereço e não atualiza o cadastro, por exemplo, não temos como falar diretamente esse cliente em caso de necessidade”, justifica Rafael.
Outro dever está relacionado à necessidade de avisar a Energisa, antecipadamente, caso alguém que resida no imóvel dependa de equipamentos elétricos indispensáveis à vida. Essa informação é necessária para que a empresa possa dar um atendimento personalizado, bem como comunicar de forma antecipada sobre manutenções programadas para a rede elétrica que atende a localidade.
Em situações de desligamentos acidentais como os provocados por temporais, raios, colisão de veículos em poste ou outros imprevistos, a unidade consumidora com pacientes eletrodependentes também tem prioridade no restabelecimento da energia.
A lista de deveres do consumidor traz ainda a necessidade de facilitar o acesso de empregados e representantes da distribuidora às instalações da residência para inspeção e leitura da medição; pagamento da fatura em dia para evitar multas e juros por atraso e também a suspensão do fornecimento de energia; e manter a adequação técnica e a segurança das instalações elétricas no imóvel, sem fraudes ou furto de energia.
Quer saber mais sobre seus direitos e deveres? Acesse www.energisa.com.br, clique em “Informações” e depois em “Seus Direitos e Deveres”.