Castração gratuita de animais em Guarapuava devem continuar em 2025
Vereadores buscaram informações sobre a situação das castrações realizadas pelo município, que devem sofrer alterações para o próximo ano
Os vereadores Profª Bia (PV) e Dognei (MDB) estiveram, nesta segunda-feira, na sede do Departamento de Proteção Animal (DPA), vinculado à Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agricultura (SEMAG). A visita teve como objetivo buscar informações sobre as castrações realizadas no município e esclarecer dúvidas sobre a continuidade do serviço no próximo ano, após mensagens recebidas nas redes sociais sugerirem uma possível descontinuidade com a troca de gestão no Executivo.
De acordo com o Diretor do Departamento Animal, Fábio Gorski, o contrato com a empresa que realizava as cirurgias do Castramóvel se encerrou em outubro, por isso não estão sendo realizadas castrações no momento. “Já estamos vendo novos contratos a partir do ano que vem, com a nova gestão, para a gente tentar dar continuidade no trabalho”, comentou.
O diretor lembrou também que Guarapuava conta com legislação que determina a realização de 3000 mil castrações por ano. Trata-se da Lei 2788/2018, que elenca a castração de cães e gatos como método oficial de controle populacional e de zoonoses. A legislação é de autoria do vereador Dognei e para ser contemplado o tutor dos animais precisa possuir declaração de baixa renda.
Para atender esse número de cirurgias previsto, o DPA pretende passar a contar com empresas de Guarapuava. “Queremos utilizar uma nova metodologia, através de um chamamento público, com as clínicas aqui da cidade, para que o dinheiro das castrações permaneça no município. E agilizando também todo o processo”, compartilhou Fábio.
Outra mudança que deve ser implementada é sobre a periodização das cirurgias. Ao invés de funcionar em formato de mutirões, a expectativa é de que ocorram durante todo o ano.
A vereadora Profª Bia avaliou o encontro como positivo e reforçou a importância de esclarecer as informações para a população, especialmente para quem se enquadra nos critérios do programa, como o Cadastro Único. “É muito importante que a população saiba disso e procure, principalmente as pessoas que podem fazer essas castrações. E como vereadores, a gente pode levar as informações para as pessoas”, destacou.
Além disso, a parlamentar vê com bons olhos a mudança no modelo das castração gratuitas. Ela destaca o aumento da disponibilidade durante o ano e a contratação de clínicas locais. “Agora vai mudar o processo, não vai mais ser em mutirão, vai ser feito licitação com as clínicas aqui da cidade. Isso também é importante porque o recurso do município vai ficar em Guarapuava”, disse a vereadora.
dúvidas – Para esclarecer dúvidas sobre as castrações, quais animais são elegíveis e quando elas devem ser retomadas, a população pode entrar em contato com o DPA pelo número (42) 3142-1819, que também funciona como WhatsApp.
error while rendering plone.comm