Em Guarapuava, a Secretaria de Saúde emite, gratuitamente, a carteira de identificação para pessoas portadoras de fibromialgia. O documento, no âmbito do município, assegura o atendimento preferencial nos serviços públicos e privados desta população.
“A fibromialgia é uma condição crônica que afeta milhões de pessoas em todo o mundo, causando dor, fadiga e uma série de outros sintomas debilitantes. Sabemos que muitos de nossos concidadãos sofrem com essa condição, e é nosso dever como gestores de saúde proporcionar o suporte necessário para melhorar sua qualidade de vida”, salientou a secretária de saúde de Guarapuava, Chayane Andrade Ceroni.
Fibromialgia – A fibromialgia é uma condição médica crônica caracterizada por dor generalizada e sensibilidade em músculos, ligamentos e tendões. Além da dor, os sintomas comuns incluem fadiga, distúrbios do sono e dificuldades cognitivas.
Embora a causa exata da fibromialgia ainda não seja totalmente compreendida, ela afeta principalmente as mulheres e pode ter um impacto significativo na qualidade de vida, exigindo uma abordagem multidisciplinar para o tratamento, que frequentemente envolve medicamentos, terapias físicas e mudanças no estilo de vida.
Confira o passo a passo para emitir a carteira:
1- Acesse o portal guarapuava.atende.net/autoatendimento;
2-Acesse a aba: Emissão de protocolo;
3-Selecione o assunto: Cidadão;
4-Selecionar Subassunto: Cartão Pessoa Portadora de Fibromialgia;
5-Preencher todos os campos correspondentes às solicitações e acompanhar a emissão através do número do protocolo gerado.
6-A retirada deve ser feita na Secretaria Municipal de Saúde de Guarapuava, no departamento DGTES (2º andar). Rua Vicente Machado, 1895, Centro.
Em caso de dúvidas, dificuldades ou problemas ao solicitar, entre em contato no número: (42) 3142-1507.