Carros de som e propaganda de Guarapuava recebem fiscalização da prefeitura

Em uma iniciativa para promover o bem-estar da população e garantir o cumprimento das normas de ruído, a Prefeitura de Guarapuava, por meio da Secretaria de Meio Ambiente (SEMAG), realizou nesta sexta-feira (17) mais uma fiscalização em carros de som e propaganda na cidade. O principal objetivo da ação foi orientar os divulgadores sobre os níveis adequados de decibéis, conforme estabelecido pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

Conduzida por técnicos especializados, a fiscalização ocorre regularmente, utilizando decibelímetros ou sonômetros, aparelhos que medem a intensidade do som em decibéis (dB). O fiscal ambiental Mayquel Vinicius Teixeira de Lima, da SEMAG, destacou a importância dessa ação para atender às reclamações da população sobre o excesso de ruído, especialmente de veículos de propaganda que circulam nas vias públicas.

“Hoje estamos realizando uma avaliação acústica no centro da cidade. Esta ação visa atender às queixas sobre o abuso de som que ocorre, principalmente, devido às propagandas em via pública. Muitos divulgadores não têm conhecimento dos limites de decibéis e acabam impactando negativamente quem está trabalhando ou descansando”, explicou Lima. “A partir de 80 decibéis, os estudos mostram que há uma perda auditiva, tornando essencial a fiscalização para proteger a saúde da população”, acrescentou.

Os aparelhos utilizados na fiscalização são capazes de identificar e analisar diversos tipos de ruído, proporcionando uma medição precisa. “O sonômetro capta e destrincha diferentes tipos de som, como música, barulho da cidade, gritos e obras, permitindo uma média precisa das emissões sonoras”, detalhou Lima. “Estamos estabelecendo um padrão para identificar excessos, e os veículos que ultrapassarem os limites permitidos poderão ser autuados”, ressaltou.

A partir desta fiscalização, os veículos de som e lojas que utilizam equipamentos para propaganda nos logradouros públicos estão oficialmente notificados de que o limite máximo permitido é de 65 dB (A) durante o dia e 55 dB (A) à noite nas vias centrais do município, conforme a Norma NBR 10151/2019.

As autuações seguirão as diretrizes do Decreto Federal n° 6.514/2008, que regulamenta a Lei Federal n° 12.605/1998 dos Crimes Ambientais. “Nos últimos dois meses, realizamos uma avaliação detalhada dos níveis de ruído na cidade. Estamos prontos para iniciar as autuações contra aqueles que não cumprirem os limites estabelecidos, visando sempre a qualidade de vida dos nossos cidadãos”, concluiu Lima.

Deixe um comentário