Na manhã da última sexta-feira (23), o Cancer Center São Vicente recebeu o equipamento de cirurgia robótica Da Vinci XI. Um dos poucos do Brasil e o segundo do Paraná, o Da Vinci XI traz inovações que proporcionam cirurgias minimamente invasivas e com uma precisão maior.
A cirurgia robótica é realizada por meio de braços robóticos que pinçam os instrumentos cirúrgicos com o comando do médico. O Da Vinci XI possui braços e pinças mais finas, que conseguem um acesso melhor em regiões sensíveis.
A cirurgia mais comum de ser realizada com a robótica é a retirada da próstata, mas podem ser utilizadas também para diversos tipos de câncer, hérnias, tratamento cirúrgico de obesidade e distúrbios metabólicos, por exemplo.
O médico cirurgião comanda os movimentos do equipamento e o robô transmite imagens tridimensionais. Dessa maneira, o profissional consegue visualizar órgãos e vasos sanguíneos com clareza, propiciando procedimentos de alta precisão. Além disso, o robô filtra possíveis tremores do cirurgião e as pinças possuem graus de movimento que a mão humana não é capaz de executar.
O equipamento custou cerca de 17 milhões de reais e foi adquirido através de recursos da Assembleia Legislativa do Estado do Paraná.
Atualmente, apenas 5 hospitais no Paraná possuem a tecnologia de cirurgia robótica, sendo que 4 estão em Curitiba e apenas um no interior do Estado, em Londrina. Portanto, o Cancer Center São Vicente é o segundo hospital do interior a contar com a tecnologia. Um privilégio para Guarapuava e região.