O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, visitou o Cancer Center de Guarapuava. O complexo especializado em oncologia reúne um Hospital do Câncer, a Radioterapia, a Quimioterapia e o Instituto para a Pesquisa do Câncer (IPEC). Na ocasião, ele conheceu o local e as atividades desenvolvidas pelo Hospital e pelo IPEC.
Visando as melhorias do Câncer Center para atender à população de Guarapuava e região, Marcelo Queiroga recebeu demandas das autoridades presentes no evento. Estas, buscam aumento dos recursos liberados pelo Ministério da Saúde.
Em Guarapuava, o maior volume de recurso destina-se à implantação da radioterapia. No ano de 2021, o Hospital do Câncer recebeu o Acelerador Linear para integrar o Centro de Radioterapia. O equipamento é responsável por gerar radiação por meio de correntes elétricas e também direciona essa radiação para a área que se deseja tratar.
“Precisamos da colaboração do Ministério da Saúde. Estamos abrindo um consórcio de especialidades que é muito interessante, um modelo totalmente diferente para o Paraná e para o Brasil”, destacou o prefeito de Guarapuava, Celso Góes, em sua fala sobre a importância do Hospital do Câncer na região. Ele reitera que com as melhorias, a entidade poderá atender toda a população que hoje precisa se deslocar em viagens longas para poder receber o tratamento adequado.
O empresário Odacir Antonelli, principal investidor nas causas de Guarapuava, ressaltou também a importância de conseguir mais recursos para financiar os projetos voltados ao Hospital do Câncer e a compra dos equipamentos usados, e ainda comentou sobre o que já foi realizado com os investimentos.
“Aqui, nós criamos o IPEC e estamos fazendo sequenciamento genômico e criamos o ‘Vale do Genoma’, que hoje já está reconhecido nacionalmente. Nós estamos fazendo um grande projeto de inclusão, entre outras atividades na região”, pontuou.
O Vale do Genoma é um polo de pesquisa genômica, que apresenta soluções científicas inovadoras, a partir da união da tecnologia de ponta, inteligência artificial e expertise da comunidade acadêmica e segmentos empresariais. O polo é coordenado pelo Instituto de Pesquisa do Câncer (IPEC) e tem apoio do Governo do Estado, pela Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI), Fundação Araucária e com forte apoio de investimentos privados.
Segundo o Ministro Marcelo Queiroga, todos os aspectos técnicos, sobre os pedidos feitos pelas autoridades de Guarapuava para investimentos e aumento dos recursos, precisam ser avaliados pelo Ministério da Saúde para em seguida ser viabilizado o orçamento. Mas ele comenta que leva boas impressões do Hospital do Câncer e reconhece o trabalho feito no município.
“Quando eu saí de casa minha esposa disse ‘o que é que você vai fazer em Guarapuava?’. Eu já sei o que eu vou responder para ela, vou responder que vim conhecer um dos principais centros oncológicos do Brasil. Que está buscando realizar procedimentos ou infundir empoderados da população. Está investindo em pesquisa de ponta com sequenciador genômico, para que aqui no Brasil esteja sintonizado com os principais Países do mundo, no que nós chamamos hoje, de medicina de precisão, a determinados tipos de câncer. O sequenciamento do tumor permite a indicação adequada de um determinado tipo de quimioterápico e com isso mais eficiência e a melhor qualidade dos resultados”, contou.