Câmpus Santa Cruz apadrinha 70 crianças e adolescentes do Neddij

A direção do câmpus Santa Cruz da Unicentro repassou ao Neddij, que é o Núcleo de Estudos e Defesa dos Direitos da Infância e da Juventude, parte dos kits arrecadados durante a Campanha de Natal promovida pela unidade, nesse ano. Com isso, 70 crianças e adolescentes atendidos pelo Núcleo estão sendo apadrinhados.

Para Mônica Nunes, integrante da Comissão de Eventos do câmpus Santa Cruz, a entrega dos kits representa a concretização do papel da universidade em prol da comunidade. “Isso, para nós, é um marco. Essa questão social da universidade é muito importante. Não só trabalharmos entre quatro paredes ou os professores darem aula, essa função social tem que existir dentro da instituição”, diz.

 

Cada kit foi pensado para agradar não só as crianças e adolescentes, mas beneficiar também as famílias como um todo. Por isso, além do brinquedo e de doces, cada sacolinha contém também e um panetone ou um chocotone. Os 70 kits foram entregues para a coordenação do Neddij, que fará o repasse para as famílias. A coordenadora do Núcleo, professora Rosangela Abreu do Prado Wolf, conta que a situação familiar foi um dos critérios para a seleção das crianças e adolescentes apadrinhados. “São crianças que vêm de uma situação familiar, às vezes, de conflito e que, nesse momento do ano, por não terem as condições financeiras, seria um diferencial para essas crianças”.

Segundo a professora Christine Vargas, diretora do câmpus Santa Cruz,a campanha simboliza o compromisso da universidade para com a população e reforça o desejo de sucesso para cada um dos apadrinhados. “O desejo é que eles consigam ter ações e chances iguais a todo mundo. Que eles possam crescer e que logo eu possa encontrá-los dentro da universidade”, finaliza.

Deixe um comentário

Projeto Nossa Energia volta a Guarapuava com troca de lâmpadas, ventiladores e geladeiras

Até quinta-feira, a unidade móvel estará no pátio da Igreja Santa Rita de Cássia, no bairro Morro Alto

O Projeto Nossa Energia, da Energisa, está de volta à Guarapuava. Até quinta-feira (03) a unidade móvel segue no pátio da Igreja Santa Rita de Cássia, no bairro Morro Alto. No local, os visitantes recebem orientações sobre o uso seguro e consciente de energia elétrica, e famílias de baixa renda podem trocar suas lâmpadas fluorescentes e incandescentes por lâmpadas novas de tecnologia LED. A novidade desta edição é que, além das lâmpadas, as famílias ainda podem realizar o cadastro para troca de ventiladores antigos por novos e participar do sorteio de dez geladeiras.

O coordenador de Eficiência Energética, Thiago Peres de Oliveira, explica que o projeto Nossa Energia faz parte do programa de Eficiência Energética regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e, por onde passa, tem a missão de promover atividades gratuitas que incentivem o uso racional e seguro da energia elétrica de maneira didática para todas as idades.

Para dar às famílias de baixa renda a oportunidade de utilizarem produtos mais eficientes e econômicos, em Guarapuava a unidade móvel do projeto está recebendo as famílias cadastradas na tarifa social para realizarem a troca de lâmpadas. Basta comparecer à nossa unidade móvel com documento pessoal [CPF ou RG], o NIS [Número de Identificação Social] e uma conta recente de energia
.
Além disso, será realizada a troca de ventiladores, limitada a uma troca por unidade consumidora. Os critérios para participar da ação são: ter cadastro de baixa renda ou pertencer ao grupo baixa renda indicado pela Prefeitura; e o equipamento precisa ser antigo e estar em má condição, sem selo Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (Procel).

Durante a estada do caminhão na cidade, serão realizadas visitas às casas indicados para o evento, onde será avaliado se o ventilador segue os critérios para a troca. Os participantes aptos serão informados antes do evento e devem levar os aparelhos para a efetivação da troca durante o último dia do evento.

Sorteio de geladeiras

A Energisa Sul-Sudeste também realizará o sorteio de geladeiras para famílias de baixa renda. Entre os critérios para participar do sorteio está: ter uma geladeira com no mínimo cinco anos de uso; comprovação do funcionamento da geladeira usada (deve conter gelo no congelador e/ou a frost free deve estar gelada); e a geladeira antiga deve apresentar maior consumo de energia do que a nova do projeto. O sorteio está previsto para esta quinta-feira (03).